plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Confira a coluna do Mauro Bonna deste domingo

Catedral da Universal em São BrásA Igreja Universal do Reino de Deus quer de qualquer maneira construir a maior catedral da Amazônia no início da avenida Almirante Barroso. Adquiriu vários imóveis ao redor da sede do Monte Líbano, mas não conseguiu aind

Catedral da Universal em São Brás
A Igreja Universal do Reino de Deus quer de qualquer maneira construir a maior catedral da Amazônia no início da avenida Almirante Barroso. Adquiriu vários imóveis ao redor da sede do Monte Líbano, mas não conseguiu ainda dobrar uma barreira de "brimos" libaneses que comanda o clube. Com autorização expressa de Edir Macedo, já ofereceu mundos e fundos pelos 6,5 mil metros quadrados da sede. E nada. Mas não desistiu, os bispos continuam orando. O projeto prevê um templo imenso e moderno inclusive com um edifício garagem com 1.000 vagas.

Porto Dias na liderança em diagnóstico por imagem
Realizando 300 mil exames de diagnóstico por imagem ao ano, o Porto Dias assumiu a liderança de mercado – atestada na pesquisa Top de Negócios - nesse segmento em Belém. São 14 exames – PET Scan, Ressonância, Tomografia, Raios X, Mamografia, Densitometria, Ultrassom, Ecocardiografia, Cintilografia, Ergométrico, Mapa, Holter, Eletroneumiografia e Mapeamento Cerebral – com três pontos de atendimento: no próprio hospital (24h) na Almirante Barroso e nos centros médicos na Doca, com Municipalidade, e no Metropolitan, na Mundurucus.

Gás Natural Liquefeito na Amazônia
Marcelo Araújo, Augusto Cattoni e Lívio Assis criaram a Amazônica Energy com o objetivo de implantar, até 2020, um sistema de movimentação de gás natural liquefeito (GNL) na Amazônia , utilizando 23 mil quilômetros de rios do Pará, Amazonas e Rondônia em um investimento da ordem de 800 milhões de dólares. A expectativa é atender, inicialmente, um mercado de seis milhões de metros cúbicos diários do energético, em substituição aos poluentes óleo combustível e diesel. A empresa já assinou o primeiro contrato com cliente.

Investimento em energia elétrica
Uma pesquisa divulgada recentemente pelo IBGE, constatou que em 2016, o Pará obteve crescimento de 9,5% na produção industrial, sendo a energia elétrica um dos fatores que alavancou esse crescimento. A Celpa realizou nos últimos quatro anos, o maior investimento de toda a sua história, foram 2,9 bilhões de reais para contribuir com a qualidade do fornecimento de energia em todo o estado.

Paraense grafita o Galo da Madrugada
Pela primeira vez grafitado, o majestoso Galo da Madrugada terá figura feminina estampada em suas penas. A arte, assinada pelo jornalista e grafiteiro, o paraense Flávio Barra, traz o personagem "Maria", inspirada na filha, que tem o mesmo nome. Neste ano, o ícone do carnaval pernambucano terá 30 metros de altura, o que exigiu cálculo estrutural de um engenheiro para maior segurança. Aliás, ontem, no Baile Municipal, a primeira-dama de Recife, Cristina Melo, usou fantasia com parte grafitada por Flávio Barra, que há 15 anos está radicado naquela capital, onde usa o pseudônimo Santo Forte nas Ruas em seus grafites, além de comandar um programa em TV local.

Gastronomia
Está sendo gestada, com incentivo de conhecidos restauranteurs da cidade, uma organização social para assumir o controle do Centro Global de Gastronomia, e por tabela, a Casa das Onze Janelas e Estação. E se possível, levando a reboque o Mercado Francisco Bolonha e o antigo Solar da Beira. Tudo junto e misturado.

Santander
O presidente do Banco Santander Brasil, Sérgio Rial, estará em Belém no dia 22 de março, para proferir palestra sobre Sustentabilidade, Sociedade e Meio Ambiente. No auditório do Grupo Líder. Evento para estudantes universitários e o setor produtivo do estado.

Hangar
Placas de energia solar em cobertura do estacionamento do Hangar. Obras devem iniciar em maio.

Voo
Em janeiro, o movimento geral de passageiros em Val-de-Cans cresceu 7,29%, em relação ao ano passado. Já em passageiros internacionais, o incremento foi de 9,49%. Os desembarques foram maiores tanto no doméstico (8,40%) como no internacional (10,28%).

Portugal
Por problemas de agenda, foi adiada a Missão Empresarial paraense a Portugal. Redesenhada, ocorrerá ainda neste semestre.

Banco
A exemplo dos demais, o Banco da Amazônia começou a fechar agências. No Pará: Ananindeua-Castanheira e Belém-Almirante Barroso.

Alienígenas
Mateus, Assaí e Atacadão chegaram, sentaram praça, mas não se associaram à Aspas e nem à Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad-PA).

Visão
Na primeira quinzena de março, será apresentado aos credores o Plano de Recuperação Judicial do Grupo Visão. Convocados por edital, terão 30 dias para oferecer objeção ou aprovar o plano para ser homologado pelo Juiz.

Boliche
Agora é para valer: no dia 6 de março será inaugurado, com tudo funcionando, o boliche do Bosque Grão-Pará.

Café
No final da licitação, o Arthur Café desbancou a proposta do Tasca Café e ficou com o antigo ponto da Laselva, no aeroporto. Agora em março, a Infraero realizará nova licitação para livraria e revistaria no aeroshopping.

Decoração
João Paulo Andrade faz sucesso com os móveis em madeira bruta do Empório Mineiro, com fábrica em Paragominas. Recebe encomendas pelas redes sociais e entrega em todo o país.

Círio
O presidente da ACP, Fábio Lúcio Costa, recebeu a diretoria da Festa de Nazaré. Ficou definido que, em conjunto, no dia 6 de abril, apresentarão o Círio 2017 ao empresariado local e convidados, no Salão Nobre da entidade.

Jornalistas
Hoje, jornalistas têm um encontro marcado com Momo no Veropa. O bloco Imprensa no Beco, que concentra, mas não sai, coloca todo mundo no clima, a partir das 11h, na Barraca 01, da grande feira livre. Com promoção de litrão de cerveja.

Amazônia
O Museu Goeldi assinou adesão à "Aliança pela Restauração na Amazônia – um pacto pela conservação na Amazônia Brasileira", lançada pela Conservação Internacional (CI). A iniciativa pretende estabelecer plataforma de colaboração entre diversos atores para a restauração das florestas da Amazônia.

Minitrio
A pranchinha, versão menor do pranchão de Salvador que a JefferSom trouxe para Belém, invade hoje, a Cidade Velha. O minitrio vai acompanhar os blocos Crias do Curro Velho, Amigos do Urubu, Kalango Kids e Filhos de Glande.

Parto
Fisioterapia Obstétrica prepara o corpo da mulher para o trabalho de parto e até para o pós-parto. A Fisioclínica da Unama Alcindo Cacela oferece esse serviço a um valor acessível à população de baixa renda.

Pet
O Pátio Belém abriu as inscrições para o concurso de fantasias de animais de estimação no Pet Folia, programação que ocorrerá nesta quinta, às 17h. Inscrição doando dois quilos de ração até o dia do evento, no Mundo Pet, localizado no 3º piso de lojas.

Ostra
Vendedores de ostras de extrativismo de Salinas cadastrados na prefeitura irão vender durante o período de Carnaval, ostras de cultivo, fornecidas pela rede Nossa Pérola, formada por cooperativas de ostreicultores acompanhadas pelo Sebrae no Pará. A ação dá mais segurança alimentar aos consumidores das praias do litoral paraense.

Armazém
Começaram as obras do novo Armazém Belém, no mix do Bosque Grão-Pará. Inauguração em abril.

Atraso
O "Prodes" da Sema pegou a fazenda Carioca, em Castanhal, considerada vitrine do agronegócio paraense. A propriedade de Breno Borges e Altair Burlamaqui ficou com as novilhas Brangus presas no frigorífico sem poder tirar a GTA.

Cerveja
A Amazon Beer irá participar mais uma vez do Festival de Cerveja de Blumenau, que será realizado no mês que vem. A cervejaria já foi premiada várias vezes nesse evento, inclusive com a Stout Açaí, que ganhou como a melhor cerveja do Brasil.

Famaz
Inscrições abertas para o curso de pós-graduação em Atenção Básica, na Famaz. Curso multidisciplinar. Por sinal, ainda estão abertas as matriculas para cursos de graduação na Famaz. Ingresso pela nota do Enem. Aqueles que fizeram mais de 600 pontos, as matrículas são gratuitas. Entre 450 e menos de 600 será 50%.

Qualificação
O Sistema OCB-PA está executando um projeto piloto de treinamentos para ampliação da competitividade das cooperativas. A Unimed Belém será a primeira a implantar o projeto.


Petisco
Fazendo sucesso no Buiagu, o restaurante do hotel Quinta de Pedras, a entrada de arraia defumada, criação do chef Roberto Hundertmark.

Tecnologia
O presidente da Prodepa, Theo Pires, foi eleito vice-presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep). Theo vai para sua terceira participação na diretoria da entidade.

Pobreza
A crise levou meio milhão de brasileiros de volta ao Bolsa Família.

Medicina
Cursos de Medicina da Uepa estão sendo avaliados pelo Conselho Estadual de Educação em Belém, Marabá e Santarém.

Parque
Em 2016, o Parque Zoobotânico Vale, em Carajás, recebeu mais de 127 mil visitantes. Possui 260 animais, com destaque para as espécies de aves e mamíferos. No coração da Floresta Nacional de Carajás, preservada pelo ICMBio, o parque ocupa uma área de 30 hectares na floresta amazônica, com cerca de 70% de sua área de floresta nativa.

Adoração
O cônego José Gonçalo Vieira está lotando a Igreja da Trindade, onde é pároco há um mês depois de 18 anos à frente da Sé, com a missa de cura e libertação. Sempre às quintas, às 19h. É um momento de louvor para as famílias, com adoração ao Santíssimo, música do Ministério Seráfico e Trindade Jovem e bênçãos da saúde e dos objetos.

SnapChat
A publicitária Luly Mendonça Ishak está concorrendo a Melhor SnapChat no Oscar da Internet no Pará. O Farinha Vídeo Awards 2017 ocorrerá no dia 25 de março e as votações estão abertas no site oficial do evento. Outras categorias de youtubers também estão concorrendo. Para votar na instablogger Luly goo.gl/OapXN5

EM ALTA
Hospital
O Porto Dias atingiu em janeiro, 85% de ocupação. E a UTI, 90%.
Minério
Vale terá novo presidente a partir de maio, escolhido por critérios de mercado.
Remédio
Logo com nove pontos, a rede Farma Globo começará a operar em abril em Belém.

EM BAIXA
Energia
A corrida ao mercado livre de energia verificado em 2016 começa a desacelerar, segundo a Câmara do setor.
Justiça
Segundo Gilmar Mendes, apenas 8% dos crimes praticados no Brasil são desvendados.
Turismo
Belém, hotéis e restaurantes às moscas no período de Carnaval.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias