plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Confira os destaques da coluna de Mauro Bonna

Belém, novamente, a ver navios O roteiro Caribe-Amazônia de navios de cruzeiro já foi bastante festejado por aqui. Hoje, porém, ficou reduzido a cinco chegadas na temporada começando no dia 24 de janeiro, com o pequenino "Marco Polo", de 400 passagei

Belém, novamente, a ver navios
O roteiro Caribe-Amazônia de navios de cruzeiro já foi bastante festejado por aqui. Hoje, porém, ficou reduzido a cinco chegadas na temporada começando no dia 24 de janeiro, com o pequenino "Marco Polo", de 400 passageiros, seguindo em fevereiro com "Prinsendam" e "Maasdam" e concluindo em abril e maio com o "Hanseatic". Enquanto isso, a caminho da concorrida Manaus, Santarém "bomba" com 26 chegadas, inclusive o imenso "MS Queen Victoria", no dia 27 de janeiro. Tudo isso porque Belém é o único destino amazônico em que o navio não aporta por questões de calado. Ancorando ao largo, a operação é muito mais custosa e perigosa. A solução seria um píer na região de Icoaraci. As autoridades do setor sabem disso, mas preferem a estratégia CDP- coquetel,discurso e plano.
UFPA lança novos volumes "Diálogos de Platão"
Estarão saindo da gráfica nos próximos dias dois novos volumes da coleção "Diálogos de Platão", edição bilíngue, publicada pela Editora da UFPA. "A República", um dos mais longos diálogos de Platão, e "Hípias Maior & Hípias Menor" serão lançados no início de 2017. As publicações assinalam a metade deste projeto editorial de fôlego, que terá 18 volumes. Dois novos volumes da poesia completa de Max Martins, com organização do poeta Age de Carvalho, também estão no prelo e serão entregues aos leitores no início de 2017. Ao longo dos próximos quatro anos, a Editora da UFPA planeja concluir a publicação das duas coleções.
Pesquisa busca melhorar setor hoteleiro
Convênio entre o Shores (Sindicato de Hotéis e Restaurantes de Belém e Ananindeua) e a Unama desenvolve projeto de pesquisa inédito que beneficia o ramo hoteleiro. Tem como objetivo gerar índices econômicos, para melhorar a qualidade do atendimento e ampliar o investimento no setor. A Sefin também apoia a pesquisa e vai ofertar a sua base de dados de notas fiscais eletrônicas. Com isso, será possível analisar o faturamento do setor para geração de índices da hotelaria, que serão organizados e divulgados em breve.
Argumento
O canal do YouTube do programa Argumento da RBA já contabiliza mais de 60 mil acessos de diversas partes do mundo, impulsionado pelo grande número de compartilhamentos. Entrevistas na íntegra, e atualizado semanalmente.
Frio
A empresa gaúcha Frigelar está chegando para concorrer diretamente com Setec e Imperador das Máquinas. Instalará loja no antigo ponto da Yamada, na Almirante com Antônio Baena, além de um imenso depósito na BR-316.
Marista
Amanhã, a posse do novo diretor geral do Colégio Nazaré, Ir. Iranilson de Lima, vindo do Marista de Recife. Sucede ao Ir. Alexandre Lobo, que segue para o comando do Marista de Teresina.
Nazaré
A Leitura, em uma parceria com a província Norte Marista, montou estande dentro do Colégio Nazaré para venda de livros didáticos e papelaria. Também fruto da parceria, está vendendo uniformes do colégio em sua loja do Pátio Belém.
Voo
Fábio Rodrigues, paraense, retornando de Brasília, assumirá o comando da Infraero em Belém, no lugar de Abib Ferreira, que segue para Manaus.
Zoo
Mais de 350 animais foram devolvidos à Floresta Nacional do Tapajós. A ação foi realizada pelo Zoológico da FIT-Unama, em Santarém, em parceria com o Ibama, Instituto Chico Mendes e Bombeiros.
Exótico
A Amazon Service lançou um novo pacote de turismo exótico que tem agradado os gringos: começa às 5h na Feira do Açaí, passa pela Pedra do Peixe, desemboca nas erveiras e conclui com um lauto café da manhã no Veropa.
Pós
A Esamaz comprou a estrutura da antiga Faculdade Ipiranga, na Almirante com Humaitá. Lá, sob o comando do professor Reinaldo Gonçalves Filho, funcionará a nova Pós-Graduação da faculdade.
Magistrado
Enquanto a maioria das entidades esqueceu neste ano festa de confraternização, a Amepa mostrou que está podendo. Reuniu ontem, em alto nível, cerca de 1.000 convidados no Hangar, com show da banda Capital Inicial.
Promoção
A Esamaz está oferecendo 30% de desconto para os alunos que fizerem a rematrícula até o dia 31. A faculdade também vai realizar concurso de bolsas no dia 8 de janeiro, onde todos os aprovados vão pagar apenas 50% da mensalidade.
MasterChef
A Band renovou até 2018, os contratos de Ana Paula Padrão, Paola Carosella, Henrique Fogaça e Érick Jacquin. No início do ano que vem, a sexta edição de MasterChef. E no segundo semestre, mais uma edição de MasterChef Profissionais.
Solo
Jacquin voltará ao ar na Band, em janeiro, à frente de Pesadelo na Cozinha. E Paola terá um programa só seu, a partir de março.
Feira
Está fazendo o maior sucesso a barraca de hortifrutis montada no subsolo do Pátio Belém. Operação com frutas e verduras selecionadas diariamente na Ceasa, pela experiente feirante Maria do Socorro Siqueira, que há anos opera barraca na Feira da Batista Campos.
Roxy
Nas vésperas de Natal e Réveillon, o Roxy-Bosque só abrirá para almoço. Amanhã, funcionará também para almoço em ritmo de confraternizações. O delivery só no jantar, como de costume.
Academia
Para adaptar ao seu novo projeto e incrementar serviços, a área da Smart Fit do Pátio Belém será ampliada para 1.700 metros quadrados. Obras iniciarão em janeiro.
Ostra
A ostreicultura está a poucos passos de ser regulamentada no Pará. O Sebrae trabalha na articulação junto à Adepará e Sedap, para que a atividade possa estar regularizada em 2017, permitindo aos produtores atingir novos mercados. A ação deverá beneficiar mais de 80 famílias que trabalham com criação e venda de ostras na região nordeste do estado.
Drinque
Tem novidade no @damaswine para as festas de final de ano. Além da vodka tradicional Roberto Cavalli, o atelier passa a oferecer também as frutadas Rosemary e Orange, assinadas pelo estilista.
Açaí
O Sebrae lançou a iniciativa empresarial Rede Açaí, que reúne batedores de açaí de Belém que buscam trabalhar uma marca coletiva única e o produto com qualidade. O projeto também integra o programa AL-Invest 5.0, parceria da União Europeia com o Sebrae, visando posicionar o Pará no mercado internacional.
Designer
Já está valendo: lei torna reconhecida, em todo o país, a profissão de designer de interiores e ambientes. Segundo a nova lei, é o profissional que planeja e projeta espaços internos, visando ao conforto, à estética, à saúde e à segurança dos usuários.
Parauapebas
Produtores rurais e empreendedores residentes da Vila dos Palmares II, em Parauapebas, receberão em janeiro a certificação resultante das capacitações do Sebrae, por meio de convênio com a Vale. O objetivo é oferecer estratégias de comercialização de produtos na Feira da Vila.
Açúcar
A marca de brigadeiros Quitandinha abriu mais um ponto, agora no 3º piso do Boulevard. O novo quiosque teve conceito reformulado pelo escritório Laeb Brasil e abriga os novos produtos que fazem parte da expansão da linha, incluindo doces finos.
Futebolha
O Futebolha é o mais novo espaço de entretenimento no mix do Bosque Grão-Pará para as crianças e adultos. A área, que imita um campo de futebol, é o local para que os jogadores, vestidos por uma bolha de plástico, façam as suas disputas.
Risco
A Semma anulou a licença do posto de combustível da Doca com Antônio Barreto, em razão do operador estar usando tanques e bombas que pertencem a terceiro. Porém, em reviravolta, com a licença já anulada, a Semma deu mais 30 dias para o posto provar que os equipamentos lhe pertencem, mesmo existindo nos autos nota fiscal em nome do terceiro. O MP já está ciente do caso.
Cantina
Alexandre Amaral transformou a Cantina do Chef em casa de eventos. O Bistrô do Bispo continua como restaurante.
Bosque
Nesta terça, inauguração no mix do Bosque Grão-Pará: posto do Detran e a Estação Cidadania.
Solidariedade
Numa corrente do bem, a Villa Aurora vai promover o Natal Solidário no dia 24. A casa sertaneja desafiou seus clientes a doarem 5 quilos de alimentos não perecíveis em troca de cada ingresso, isso válido para os 300 primeiros. As atrações da noite serão Beto e Naldo e Baladeros.
Marca
Brownettone é marca registrada do chef Fábio Sicilia. Ele tem ganho todas as disputas judiciais pelo uso indevido da marca.
Medicina
A Famaz lançou edital de transferência entre cursos de Medicina, com inscrições até o dia 5 de janeiro. O processo seletivo será pela nota do Enem.
Retrô
Em uma carcaça de kombi, será inaugurada nesta semana, no 3º piso do Pátio Belém, a operação Flor de Jambo, de Lia Maia. Sucos, vitaminas e sanduíches naturais serão o carro chefe.
Avenida
A Avenida já começou a cadastrar clientes interessados no cartão da loja, nos corredores do Pátio Belém. Em janeiro começarão as obras da loja, que abrirá suas portas em março, no 1º piso do shopping.
Aérea
O preço da passagem aérea vai constar no cartão de embarque. A determinação da Anac passará a valer em 90 dias. É mais uma das várias alterações nas regras do transporte aéreo promovidas pela Anac.
Acupuntura
O Conselho Federal de Medicina reconheceu a acupuntura como uma das 54 especialidades médicas. Para obter o título de especialista em Acupuntura, são necessários dois anos de formação em programa de Residência Médica em Acupuntura.
Fies
Mais uma prorrogação para o prazo de renovação de contrato do Fies. Agora o MEC prorrogou para o dia 30 de dezembro. Segundo o FNDE, dos 1,5 milhão de estudantes que devem renovar o financiamento, 1,2 milhão já o fizeram.
É Natal!
Merecidamente, este Caderno estará em recesso nos próximos dois domingos. Revigorado, retornará no domingo, 7 de janeiro. Felicidade a todos!
Zeno
O jurista Zeno Veloso, destaque da coluna Radar, de Veja, na última semana, por ter emitido parecer no caso Luíza Brunet, é sucesso de vendas também na internet. Sua biografia, editada pelas Editoras Verde e Guia, continua sendo bastante procurada tanto na Apple Store como nas demais lojas de livros virtuais.
EM ALTA
Papel
O empresário Antônio Farah estará amanhã, no Argumento da RBA, falando sobre os 60 anos de sucesso da Facepa.
Leão
O Clube do Remo inaugura no Pátio Belém, nesta semana, sua primeira loja prime. Em parceria com a Topper.
Griffe
Já em obras, em janeiro a Broaksfield reinaugurará sua loja na Praça da Visão, no 3º piso do Pátio Belém.
EM BAIXA
Dívida
Descumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal, cerca de 70% dos prefeitos paraenses que saem deixam contas atrasadas.
Crise
Começou a cair manga, mas a galera está com dificuldade de comprar a farinha.
Gastronomia
Essa onda da Anac com as bagagens vai liquidar a venda de isopor em Belém.
(Diário do Pará)
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias