plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Veja os destaques do coluna de Mauro Bonna

  Poluição no Feliz Lusitânia Completou 10 anos de promessas e lari-lari o esqueleto do prédio incendiado do Bechara Mattar, ao lado da Catedral da Sé. Polui e enfeia o belo complexo Feliz Lusitânia. Interessante, que a placa com o nome de Paulo Chaves,

Poluição no Feliz Lusitânia
Completou 10 anos de promessas e lari-lari o esqueleto do prédio incendiado do Bechara Mattar, ao lado da Catedral da Sé. Polui e enfeia o belo complexo Feliz Lusitânia. Interessante, que a placa com o nome de Paulo Chaves, arquiteto responsável, é revitalizada anualmente como forma de proteção ao descaso.
O sarau para Vera Castro
Um substancial evento social e cultural nesta terça, na Fábrica 242, para o lançamento da biografia de 50 anos de jornalismo de Vera Castro. A programação inclui obras de Alberto Nicolau da Costa, fotos de Walda Marques, Luiz Braga e Reinaldo Silva Jr. Muita música com a Midas Orquestra e participações de Juliana Sinimbu, Eloi Iglesias, Careca Braga, Calibre Jazz, Chimbinha, Mini Paulo e Gigi Furtado. Decoração de Fátima Petrola e coquetel de Wânia Martins.
Mall de lojas na Lomas
Bruno Meira Mattos comprou de Newton Vieira a área de quatro mil metros quadrados da antiga Eletroluz, em frente ao Bosque, na Lomas. No local, promete inaugurar em junho próximo um mall de lojas focado em bem estar e serviços. Já confirmados: salão de beleza Márcia Galvão, Academia FIT, Neto Bodylab Suplementos. Espaços para lanchonete, restaurante FIT, SPA, clínica de Fisioterapia, além de área para faculdade ou colégio. Estacionamento rotativo.
O turismo na Pará Negócios
O turismo estará presente na Feira Pará Negócios, que abrirá nesta quinta, promovida pela ACP, no Hangar. Empresários e técnicos apresentarão as rotas turísticas da Estrada de Ferro de Bragança e o Queijo do Marajó. Informações sobre os novos voos para Soure, Breves, Paragominas e Redenção estarão disponíveis. Na área de gastronomia, alunos e professores da Unama oferecerão novas iguarias elaboradas com produtos regionais. Além disso, um jantar temático, na sexta, alusivo à Estrada de Ferro de Bragança, será realizado no Hangar, sob o comando dos chef Ofir Oliveira e Carmelo Procópio Jr.
Festival de Natal na Trindade
Um arraial de comidas natalinas, apresentação de corais, bandas católicas e muita música popular brasileira é a programação do Festival de Natal da Igreja da Trindade, no dia 11 de dezembro. Um dia inteiro de gastronomia e cultura, começando logo após a missa das 7h. E tem mais: Papai Noel, almoço temático no Salão Dom Vicente Zico e um grande brechó de roupas, sapatos e acessórios. Tudo para confraternizar a comunidade da paróquia da Santíssima Trindade, que já tem mais de 200 anos. Uma novidade será a barraca de castanhas portuguesas assadas.
Aproveitamento da fibra do caroço do açaí
O Ecopainel, usando o caroço do açaí, já foi patenteado pelo pesquisador Antônio Mesquita e nos próximos meses passa por um estudo de mercado realizado pelo Museu Goeldi, em parceria com o Sebrae. Depois de concluída a pesquisa, o próximo passo é o lançamento do estudo para a comercialização do produto.
Estrada
Na sexta, Helder e Quintella estarão juntos em Viseu e Bragança, para assinar a ordem de serviço que dará início às obras de pavimentação da BR-308, sonho antigo dos moradores da região.
Propaganda
A Ivo Amaral Publicidade venceu a disputada licitação para atender a cobiçada conta da Suframa, em Manaus. E sem padrinho.
Museu
Vai começar a obra de musealização de Sítios Arqueológicos do Parque Estadual de Monte Alegre. Possuem inscrições de 11.500 anos. A Semas assinou ordem de serviço para a empresa santarena Peixoto Construtora.
Ferry
Em janeiro, a Henvil colocará em operação novo “ferry boat” na linha Icoaraci-Camará. Investimento de 12 milhões de reais. Capacidade para 100 carros, 44 motos e 1.050 passageiros em dois andares com classe VIP para 250 pessoas. Tempo estimado em duas horas e meia de viagem.
Orla
O tempo passa e a Setran não consegue ampliar a visão de futuro e retirar, da orla de Icoaraci, o precário terminal de balsas para o Camará.
Manga
Chegou o período de manga. As seguradoras e concessionárias de veículos deveriam providenciar estoque de para-brisa.
Sushi
Em parceria com a empresa Gold Fish, o Sushi Ruy Barbosa iniciará nesta quarta, a Semana dos Peixes Regionais, com pargo, beijupira, pescada amarela e camurim.
Desafio
No ano que vem acontecerá em Belém uma das quatro partidas do Desafio Invocadores, entre a INTZ e Pain, as duas maiores equipes do Brasil em “League of Legends”. Tem atraído público imenso país afora.
Exportação
A Castela, pasta de castanha-do-pará com cacau, com a grife Chocolates Gaudens, do chef Fábio Sicilia, chegou a Macau, na China.
Caixa
Totalmente desconfortável, a Caixa mantém na Padre Eutíquio uma precária agência para atender a aposentados e pensionistas. E na mesma rua, a Caixa decretou a ociosidade do belo prédio onde funcionou a sede regional do banco.
Estácio
Mais de 3 milhões de reais foram investidos durante os dois anos de aquisição do Iesam pela Estácio, que irá comemorar esta conquista, nesta quarta. Para falar sobre o tema “Superação”, a ginasta olímpica Daniele Hypólito ministrará palestra no auditório da Estácio Belém, a partir das 14h.
Tecnologia
A Terras App Solutions é a vencedora da categoria Serviços e Tecnologia da Informação do prêmio de Competitividade MPE Brasil Sebrae. A premiação ocorreu durante a Feira do Empreendedor. O prêmio habilita a Terras para etapa nacional do MPE Brasil Sebrae.
Breja
Tem cerveja nova na carta de bebidas do Empório Gratto. Arnaldo Gutierrez acaba de receber os rótulos Weiss e Pilsen Premium da marca Imigração 1824.
Moda
A 6ª edição do caderno de tendências “Contatos/Verão 2018” será lançada nesta terça, na Fiepa. A publicação faz parte do projeto Inova Moda, do Senai e Sebrae, e tem o objetivo de aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas do setor de têxtil e confecção, gemas e joias, couro e calçados.
Criança
Mais novidades no Natal do Bosque Grão-Pará. Além do SnowGlobe, vem aí As Princesas e o Robozão.
Imóvel
A Leal Moreira começa a semana apresentado novo site. Com layout moderno e com acesso de qualquer dispositivo mobile, a plataforma traz agilidade e informações ainda mais detalhadas sobre produtos e serviços da empresa.
Cal
O chef Mario Luciano Cal desfez a sociedade no Angus Grill, na Duque. No mesmo local, trouxe de Santarém o Mister Cal Bistrô. Funciona para jantar e no domingo para almoço.
Fashion
A JefferSom assina os efeitos visuais e de som da edição 2016 do It Fashion, desfile de moda com as grifes que fazem parte do mix do It Center. Amanhã, a partir das 19h.
SPA
A partir de janeiro, a Pousada dos Guarás, em Salvaterra, retoma o seu já tradicional programa de SPA. Serão sete dias com acompanhamento de equipe multidisciplinar.
Noel
A concorrida performance de Natal do Famiglia Sicilia tem um lado social bastante festejado. Neste ano, o restaurante deverá receber 1.200 crianças das escolas públicas de Belém.
Neuroeducação
O Evoluir Espaço Pedagógico realizará no dia 11 de dezembro, no Salão Maçônico, na Tamandaré, o II Simpósio de Neuroeducação do Pará, com o tema “Funções Executivas, Síndromes e Transtornos – reflexões entre a Neurociência e a Educação”.
Energia
Daniel Sobrinho, que representa na região o grupo mundial de energia Enel, comemora o crescimento do mercado de energia solar em mais de 300%, em 2016. O Pará e o Rio são os estados onde é mais viável economicamente instalar esse tipo de energia.
Carro
O 3º Auto Feirão Bosque, “O Feirão do Natal”, ocorrerá nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, das 9h às 19h, no estacionamento do shopping Bosque Grão-Pará.
Santarém
Amanhã, eleições na Aces (Associação Comercial e Empresarial de Santarém), para o biênio 2017-2018. Será aclamado presidente o arquiteto e empresário do ramo imobiliário, Roberto Branco, tendo como vice Gabriel Geller, do setor de consultoria e investimentos. Para o Conjove, Márcio Figarella, e para o Conselho da Mulher Empresária, Helena Santana.
Dança
Confirmado: depois de uma breve turnê em NY, onde esteve com Yasmin Brunet e amigas, Justin Neto, o personal dancer das estrelas, faz aula show, no dia 17 de dezembro, no Vila Aurora, a partir das 16h.
Solidariedade
Hoje, membros da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, da Liga Acadêmica e do Núcleo Avançado de Reabilitação, realizarão mais uma edição do Natal Solidário. Neste ano, na comunidade do Icuí Laranjeira, em Ananindeua.
Ensino
A Reitoria da UFPA manifestou publicamente a sua posição contrária à aprovação, pelo Congresso, da PEC que congela os gastos públicos por 20 anos, comprometendo seriamente o futuro de toda a rede pública de educação superior, o desenvolvimento da pesquisa e a prestação de serviços à sociedade.
Curso
O MEC autorizou os cursos de Odontologia da Unama Alcindo Cacela e Biomedicina da FIT, em Santarém.
Mulher
Até esta quarta, o aeroporto de Val-de-Cans participa da campanha “A verdade dói”, promovida pela Infraero, pela não-violência contra a mulher. O objetivo é conscientizar os usuários sobre a importância da questão.
Caxiuanã
Termina amanhã a VIII Olimpíada de Ciências da Flona de Caxiuanã, na Estação Científica Ferreira Penna, a base física do sesquicentenário Museu Goeldi. Participam 120 estudantes de escolas rurais. Neste ano, eles recebem e trocam informações com uma delegação de estudantes americanos e de jovens artistas de Marabá.
Voo
A refrigeração do aeroporto de Val-de-Cans continua precária. São dois sistemas chiller: o quebrado já foi recuperado, agora o outro entrou em manutenção. Isso tudo no nosso pique de calor.
EM ALTA
Massa
Spoleto, franquia de comida italiana, chegará agora em dezembro ao mix do Bosque Grão-Pará.
Shopping
O Metrópole Ananindeua, com inauguração marcada para 3 de outubro de 2017, atingiu 85% de comercialização.
Casa nova
A Alice Modas, de Alice Colares, trocou a Padre Eutíquio pela Gentil com Benjamin.
EM BAIXA
Voo
Demanda por voos domésticos recua pelo 15º mês consecutivo.
Turismo
A temporada de cruzeiros em Belém está resumida a cinco chegadas de navios, de janeiro a maio.
Moto
Os hospitais públicos do Pará registram 35 mil vítimas de acidentes de moto nos últimos três anos.
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias