plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Confira a coluna do Mauro Bonna deste domingo

Arrancada final do Shopping Modelo Com apoio do Banco da Amazônia, o Shopping Modelo, que o MB Group constrói em Castanhal, vai acelerar o ritmo para inaugurar em 2017. O empreendimento deverá receber mais de 40 milhões de reais de aportes nos próximos m

Arrancada final do Shopping Modelo

Com apoio do Banco da Amazônia, o Shopping Modelo, que o MB Group constrói em Castanhal, vai acelerar o ritmo para inaugurar em 2017. O empreendimento deverá receber mais de 40 milhões de reais de aportes nos próximos meses. Em março estará todo coberto. O Modelo representa um investimento total de 100 milhões de reais. São 20 mil metros quadrados de área bruta locável, reunindo sete âncoras – Riachuelo, Avenida, Americanas, cinco salas de cinemas, Sol Informática e Renner - 99 lojas satélites, 16 operações de alimentação e 1.100 vagas de estacionamento. Capacidade de expansão para 30 mil de ABL. É o maior investimento de varejo no nordeste paraense.

Grupo Mateus desembarca desconfiança

O Grupo Mateus, acusado de rombo no ICMS do Maranhão no escândalo em que o Ministério Público denunciou o governo de Roseana Sarney, chega a Belém em meio à imensa desconfiança do setor e da Sefa. No dia 20 de dezembro, inaugura o seu atacarejo na Augusto Montenegro no ponto onde funcionou o Atacadão Yamada. E no dia de Natal, abrirá as portas em cinco mil metros quadrados do térreo do lojão Yamada em Castanhal – no segundo piso o ponto receberá 80 lojas satélites, cinemas e operações de alimentação. A loja do Mateus na Jaderlândia precisou de obras complementares e só abrirá em janeiro.

Homenagem na hotelaria de Belém

Clóvis Carneiro e Eduardo Boullosa, como líderes do setor, irão homenagear os hoteleiros mais antigos da cidade, durante o lançamento do livro "A Memória da Hotelaria de Belém e o Grande Hotel", amanhã, às 19h, no Sesc Boulevard. Carlos Augusto Freire, Arthur dos Santos Mello (sócios fundadores do Hotel Regente) e Nelson Carrasco (sócio fundador dos hotéis Sagres e Grão-Pará) receberão a homenagem por fazerem parte da história da hotelaria em Belém como os mais antigos hoteleiros que continuam à frente de seus negócios.

A praga burocrática no agronegócio

Na sexta, zarpou de Barcarena para o Líbano um grande navio boiadeiro com capacidade para transportar até oito mil bois vivos. Porém, o exportador Alvo Agronegócios só conseguiu embarcar seis mil cabeças em função de imposição da Semas. Como no acidente com o "Haidar" tinham cinco mil bois, a Semas só dá autorização automática para aquela quantidade e 20% a mais, ou seja, seis mil. Para conseguir embarcar os oito mil, a empresa precisava de uma licença especial, que acabou não saindo em tempo. Para exportações ao Oriente Médio, os navios grandes são mais viáveis, mas o Pará continua na contramão. O Maranhão agradece.

Pão de queijo e açaí dividem custos na exportação

Os principais obstáculos para as empresas brasileiras que querem vender para outros países são o custo do transporte e as tarifas cobradas por portos e aeroportos. Em vista disso, a Maryne, que exporta pão de queijo congelado do Pará para os EUA, encontrou uma saída para cortar custo entre 20% e 30%: divide o valor do transporte com o fabricante de outro produto típico da região, o açaí. Com a divisão dos custos, a Maryne conseguiu se livrar desses problemas. A empresa já pensa em expandir as exportações para as Américas Central e do Sul, Europa e Ásia.

Turismo

O empresário Márcio Bellesi retorna com força total ao segmento de Turismo. Além do hotel Holiday Inn que ele constrói na Piedade, tem dedicado full time ao máster plan do Reserva Santa Bárbara, uma verdadeira cidade de lazer, que surgirá na rodovia de Mosqueiro, às margens do Furo das Marinhas.

Verde

O Líder receberá no dia 29, em São Paulo, o Selo Verde do Instituto Chico Mendes de Sustentabilidade. O único no estado.

Energia

A Celpa, em parceria com o Líder vai instalar em cada loja do grupo, um posto de atendimento aos seus consumidores.

Promoção

Os shoppings de Belém se uniram e vão trabalhar o final de semana do Black Friday com horário igual. Na sexta e sábado, dias 25 e 26, das 9h às 22h; no domingo, dia 27, das 12h às 22h.

Sarau
O sarau de lançamento da biografia da jornalista Vera Castro, no dia 29, na Fábrica, ganhou o reforço cultural de Careca Braga, Juliana Sinimbu, Calibre Jazz e Eloy Iglesias. Por sinal, Vera estará amanhã, no Argumento da RBA, logo após X-Factor.
Guadalupe
O edifício residencial a ser erguido no complexo hospitalar do Guadalupe é focado na população da terceira idade. Contará com serviços médicos, serviços de hotelaria com acessibilidade total, cuidadoras, e todo conforto para esta faixa de idade.
Voo
Apesar do Círio, em outubro o movimento de passageiros domésticos, em Val-de-Cans, caiu 11,9%. Já o internacional cresceu 31,1%. No assunto, a Infraero deu por encerrado o demorado conserto na refrigeração do aeroporto.
Supermercado
A Aspas vai premiar no dia 3 de dezembro, na AP, as nove empresas que mais se destacaram junto ao setor supermercadista em 2016. As eleitas são CCGL, Dismelo, Distribuidora Castelo, Facepa, Frimesa, Josapar, Mariza, Ocrim e Okajima Distribuidora.
Shopping
Com o objetivo de debater sobre os desafios relacionados à indústria de shoppings, a Abrasce (Associação Brasileira de Shoppings Centers) realizará, na quarta, em Belém, o Fórum Regional Norte, que reunirá empresários do setor, no Grand Mercure. Entre os especialistas confirmados, a economista Denise de Pasqual, e o consultor de Varejo, Manoel Júnior.
Exportação
Castella, a pasta de castanha-do-pará com cacau, tudo orgânico, produzida em Belém pelo Chocolate Gaudens, chegou para demonstração em feira de Dubai, e partindo agora para Macau.
Solidariedade
Pelo segundo ano consecutivo, a Avao vai montar no Pátio Belém, no período de Natal, sua loja de Solidariedade. Ao contrário das lojas tradicionais, esta começa vazia e vai enchendo de produtos com as doações solidárias dos clientes do shopping. Brinquedos, roupas, calçados vão, aos poucos, compondo a loja.
Bosque
Nesta semana, o Bosque Grão-Pará inaugurará a primeira arena Trampolim do Norte, uma área de 400 metros quadrados de grandes camas elásticas. Inauguração do teatro do shopping será no sábado que vem. Week Friday vai de terça a domingo.
Startups
Nesta semana, será realizado em Belém e Benevides o "Desafio Amazônia: negócios para floresta em Pé", com a participação de 17 startups selecionadas entre 140 inscritas.
Cerveja
Estreou cerveja nova na Torneira Pai d’égua da Amazon Beer. É a Saison Puxuri, uma ale refrescante, cremosa, levemente ácida e maturada com a semente amazônica Puxuri, que confere toques de eucalipto, hortelã e anis estrelado. A edição é limitada.
Gestão
Nara d’Oliveira, titular da Gestor Consultoria, recebeu a Comenda Unama durante o Congresso Brasileiro de Gestão. Aliás, Nara assinará o planejamento estratégico 2017 da nova diretoria do Paysandu.
Fisco
O historiador Leandro Karnal e o diretor do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), José Tostes, são alguns dos nomes que estarão no 17º Congresso Nacional do Fisco Estadual e Distrital, que começará no domingo que vem, no Princesa Louçã.
A Forneria
Provando que cerveja também harmoniza com boa gastronomia A Forneria realizará na quinta, o 1º A Forneria Beer Festival, com degustação de cervejas premium sob a orientação do sommelier cervejeiro Bernardo Nunes, em uma noite de petiscos, pratos e boa música.
Icoaraci
Será no próximo domingo, último de novembro, o 64º Círio de Icoaraci, em homenagem à Nossa Senhora das Graças.
Vôlei
O Mangueirinho será palco de uma partida da Superliga de Vôlei masculino no dia 14 de dezembro, entre as equipes do Brasil Kirin, atual vice-líder do campeonato, contra o Sesi-SP, ocupante da quarta colocação, com transmissão pela SporTV.
Advogados
Os advogados Ibaneis Rocha e Jarbas Vasconcelos reuniram em Brasília, 160 membros do Conselho Federal da OAB, em meio a um lauto jantar assinado pela chef Wania Martins. Um verdadeiro e sofisticado festival gastronômico de comida paraense.
Bragança
Começou o festival "Sabores do Caeté – 1º Circuito Gastronômico de Bragança". Durante quatro finais de semana, deste ao dia 11 de dezembro, os visitantes poderão percorrer 10 restaurantes e saborear pratos criados exclusivamente para o circuito inspirados nos saberes e sabores da "terra da Marujada".
Lentes
Acaba de ser inaugurada a quarta Ótica Líder sempre ao lado da Farmalíder - Castanheira, Doca, Augusto Montenegro e Independência. Em breve em todas as outras lojas do grupo. Com laboratório de lentes (entrega em, no máximo, 24 horas) e preços promocionais.
Lançamento
Mais um lançamento da Plancon na Batista Campos: Felicità, na esquina da Apinagés com Timbiras. Apartamentos de 67 a 91 metros quadrados, lazer completo e duas vagas de garagem.
Noel
Performance de Natal já em pleno vapor no Famiglia Sicilia. É o 16º ano dos Irmãos Noel no evento. Casa sempre cheia. Reservas pelo site do restaurante.
Panetone
Chegaram os sofisticados panetones Fasano na Don Vino, em duas versões (tradicional e gianduia), produzidos na Itália. E também, o Brownietone exclusivo com chocolate Gaudens.
Eventos
A Câmara de Eventos da ACP foi instalada com a participação maciça de cerimonialistas e um público bem iniciante do setor de eventos sociais, porém sem representatividade do setor de eventos, feiras e congressos. Parece que não atingiu o objetivo.
Pátio
Inaugurações no mix Pátio Belém, nesta semana: Instituto Clínico Integrado, Foto Ozaka, camisaria Monjave, Di Santinni Calçados e a franquia Bonita Cosméticos. E começam as obras da Hope e Brasil Cacau.
Mestrado
De amanhã ao dia 4 de dezembro, estarão abertas as inscrições - somente via internet - ao processo seletivo para o Mestrado em Virologia 2017 do Instituto Evandro Chagas.
PET
Mercado Pet no Pará é um dos destaques no mundo animal do Prêmio Agropará 2016 pelo seu profissionalismo e espetacular crescimento. Animais, ração, medicamentos, banho, tosa, hidratação, brinquedos, roupas e outros movimentam cerca de 18 bilhões no país. Além dos cães, agora os gatos, peixes, tartarugas, hamsters, coelhos, aves, anfíbios e répteis são os melhores amigos dos homens.
EM ALTA
Atacarejo
A loja do Assaí Atacadista, na Mário Covas com Independência, será inaugurada na primeira semana de dezembro.
AP
Sucesso de vendas o super-réveillon em toda a estrutura da Assembleia Paraense.
Noite
Dance Clip Belém, com Justin Neto, no dia 17 de dezembro, na nova Woods, na Senador, entre Wandenkolk e Doca.
EM BAIXA
Promoção
Menos de 30% de desconto real é "Black Fraude". O consumidor já está bem mais esperto.
Virtual
Com crise e o final do ano chegando aumentaram muito os crimes virtuais e telefônicos.
Segurança
Muitos restaurantes têm sido assaltados nos últimos dias, em Belém. Todo cuidado é pouco.
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias