plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Veja dos destaques da coluna de Mauro Bonna

Chegam lojas drive-thru do Burger KingGrupo liderado pelos empresários Bruno Meira Mattos e Gisandro Massoud ficou com a concorrida franquia das lojas drive-thru da rede Burger King, em Belém e Ananindeua. Os primeiros pontos deverão abrir até o próximo c

Chegam lojas drive-thru do Burger King
Grupo liderado pelos empresários Bruno Meira Mattos e Gisandro Massoud ficou com a concorrida franquia das lojas drive-thru da rede Burger King, em Belém e Ananindeua. Os primeiros pontos deverão abrir até o próximo carnaval.

Porto Dias referência em oncologia
O Hospital Porto Dias agora é referência também em oncologia, com todas as especialidades, da clínica à cirurgia, com um corpo de 20 médicos envolvidos. Equipamentos de ponta e dois andares do hospital específicos para tratamentos oncológicos.

Banco Mundial, o crescimento e a sustentabilidade
O diretor do Banco Mundial para o Brasil, Martin Raiser, estará pela primeira vez em Belém na sexta. Martin participará de evento na UFPA, a convite do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas. O Banco Mundial está visitando diversas regiões do país para divulgar o seu mais recente relatório “Retomando o Caminho para a Inclusão, o Crescimento e a Sustentabilidade”, que aborda as principais conquistas alcançadas pelo Brasil, bem como os principais desafios para garantir a sustentabilidade desses avanços e o desenvolvimento do país. O evento ocorrerá a partir das 9h30, no auditório do Instituto de Ciências Biológicas, no Campus Básico da UFPA. Entrada para o evento somente mediante inscrição pelo email: [email protected].

Melhoria da competitividade dos pequenos
O projeto “Melhoria da Competitividade das MPE de Artesanato e Agroindustriais da Amazônia Brasileira”, do Sebrae, foi vencedor da 5ª fase do Programa Al-Invest, uma parceria de cooperação econômica da União Europeia, coordenada pela Cámara de Industria, Comercio, Servicios y Turismo de Santa Cruz, na Bolívia. A iniciativa garantiu de forma pioneira recursos na ordem de 1,2 milhão de reais para os empreendedores
do Pará. Ao todo, 26 projetos de toda a América Latina foram contemplados.

Seca na Amazônia pode bater recorde
Cientistas da Nasa alertam: o ano de 2016 deverá ser mais seco na Amazônia em comparação aos anos de 2005 e 2010, períodos de estiagem severa na região. O Inmet, que vem monitorando a distribuição das chuvas no Brasil, mostra que nos últimos dois anos o volume de chuvas ficou abaixo do normal em quase todo os estados, em especial na região amazônica. O agravamento da falta de chuva é provocado pelo El Niño, fenômeno climático que causa o aquecimento das águas da superfície do Pacífico. Com isso, a Amazônia está com menos umidade e as árvores se tornam mais vulneráveis às queimadas, que deverão bater recorde nos próximos meses, de acordo com o Inmet.

O complicado naufrágio do “Haidar”
No dia 5 de outubro completará um ano do naufrágio do “Haidar” no porto de Vila do Conde. Diante do impasse das seguradoras, o Ministério dos Transportes decidiu bancar a salvatagem do navio para liberar o berço do porto, e depois cobrará judicialmente das seguradoras. Essas operações normalmente são demoradas: o cruzeiro “Costa Concórdia”, na Itália, demorou 24 meses para flutuar novamente.

Biografia
O livro em homenagem aos 50 anos de jornalismo de Vera Castro será lançado no dia 29 de novembro, em meio a um sarau, na casa de eventos Fábrica.

Energia
Helder anuncia linhas de créditos exclusivas a projetos voltados para fontes de energia renovável, por intermédio do FNO, que está financiando até 60% do valor dos projetos.

Porto Futuro
Foram concluídas com êxito, as três audiências públicas sobre o projeto Belém Porto Futuro. A licitação deverá ocorrer no início do ano que vem.

Parque
Membros do Ministério Público do Estado manifestaram apoio oficial ao governador e ao brigadeiro, pela ideia de Nelson Chaves em transformar em parque público a estratégica área do Aeroclube de Belém.

Clássicos
Show de André Duá com jantar especial e carta de vinhos assinada pelo sommelier Fábio Sicilia, no sábado que vem, no Grand Mercure. Reservas abertas.

Prêmio
O Boulevard recebeu o Prêmio Abrasce 2016, na categoria “Marketing: eventos e promoções de Natal”, com a campanha “O Incrível Natal de Todos os Sonhos”.

Boulevard
Agora em outubro, o Burger King irá inaugurar loja no mix do Boulevard, concluindo o circuito dos shoppings da cidade.

Trem
O Ibama expediu, à Vale, a Licença de Operação para o Ramal Ferroviário do projeto de ferro S11D, em Canaã. O projeto da ferrovia de 101 quilômetros foi pensado para garantir a menor interferência na Floresta Nacional de Carajás.

Debate
Nesta terça, às 22h15, a RBA realizará debate ao vivo entre sete candidatos a prefeito de Belém. Serão quatro blocos de confronto direto de ideias sem qualquer outra intervenção.

Marabá
A Vale acaba de realizar adequações técnicas na estação ferroviária de Marabá e em um vagão de passageiros. As medidas cumprem determinações do MPE e garantem melhor acessibilidade a deficientes físicos e visuais e idosos.

Aqualand
O empreendimento Aqualand, no Sal, instalará o seu QG de vendas na Braz, onde funcionou o Bic Banco. Deverá também estar no mix do Bosque Grão-Pará.

Lembrança
A chef Ângela Sicilia está em Curitiba participando do Congresso Nacional da Confraria dos Restaurantes da Boa Lembrança. Aliás, o Famiglia Sicilia já iniciou os ensaios para a sua concorrida performance de Natal.

Voo
Hoje a Turvicam está com preços imbatíveis para voos nacionais. Promoção válida para lojas Presidente Vargas, Formosa-Augusto Montenegro e Bosque Grão-Pará.

Rural
Por meio de Instrução Normativa, o Incra e a Receita fixaram em até 31 de dezembro, o prazo final para atualização do cadastro de imóveis rurais, com área maior do que 50 hectares.

Saúde
Amanhã, o médico Antônio Caiado ministrará uma palestra para os prateados da AP, com o tema “Médico Clínico Geral”, com orientações para cuidados com a saúde.

Metrópole
A grife Mormaii estará no shopping Metrópole Ananindeua, com um mix de produtos exclusivos a seus clientes apaixonados pela natureza e esportes de ação.

Pão
Os industriais da panificação Alex Souza Batista (Panificadora Uirapuru - Belém) e José Luís Pinto Wanzeler (Panificadora Pinto Wanzeler - Cametá) serão os homenageados do Jantar do Dia do Panificador, na sexta, no Grêmio.

Buffet
A padaria gourmet Pão com Arte, no Pátio Belém, todos os dias terá buffet de almoço e, à noite, buffet de sopas. Hoje, estreia o café da manhã, servido das 7h30 às 10h30.

Paz
Para comemorar o Dia Internacional da Paz, nesta quarta, o Peteleco se inscreveu no Sing Peace Around the World, evento que reúne escolas montessorianas ao redor do mundo para cantar a paz. A canção é Light a Candle for Piece, de autoria de Shelley Murley.

Armazenamento
A Locker Self Storage abriu boxes para lojistas online que não têm espaço físico para guardar seus estoques. Para quem trabalha com e-commerce é uma boa alternativa para armazenar seus produtos com segurança.

Égua
O Porco Bolado é o prato criado pela equipe do Eguatchê para o III Circuito Gastronômico de Chocolate & Cacau, da Abrasel. O inusitado bolinho de carne de porco, bacon e cobertura de chocolate faz sucesso no restaurante. O Circuito segue até o dia 25, em 14 estabelecimentos de Belém.

Empreendedorismo
A Feapa, em seu campus na Augusto Montenegro, realizará a sua já tradicional Semana do Empreendedorismo a partir de 18 de outubro.

Rapidez
A Policlínica da Unimed Belém, na Almirante, já começou a funcionar a todo vapor. Interessados em marcar consulta usam o fone 4009-5190. O atendimento tem sido rápido e de qualidade.

Curso
O MEC reconheceu os cursos de Agronomia, da Ufra Parauapebas; Cinema e Audiovisual, da UFPA; Educação do Campo, da UFPA Abaetetuba, e Gestão Hospitalar, da Unama Alcindo Cacela. Renovou o reconhecimento do curso Ciências Ambientais, do Cesupa.

Criança
A Arena Infantil do Bosque Grão-Pará voltou em um espaço maior e com peças teatrais, oficinas de cupcake e aulas de música.

Ensino
O Conselho Superior do IFPA aprovou o Estatuto da instituição. Atualmente, o instituto é constituído pela Reitoria e por 17 Campi e um Campus Avançado.

Biotecnologia
A renovação de bolsas concedidas aos bolsistas do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) foi aprovada pelo Inmetro.

Autorização
Estão autorizados pelo MEC, os cursos de Psicologia, da Unifesspa; de Educação Física, da FIT Santarém, e Nutrição, da Unama BR.

Direito
Começou a obra de adaptação do antigo ponto do Supermercados Amazônia, na Alcindo Cacela. Lá o Cesupa concentrará todas as atividades do seu curso de Direito.

Belo Monte
O TRF-1 cassou a liminar que determinava a suspensão da licença de operação da UHE de Belo Monte, ao acatar as argumentações apresentadas pela AGU, Ibama e Aneel. A suspensão era baseada no não cumprimento, pela Norte Energia, de obras de saneamento básico em Altamira.

Exposição
De hoje ao dia 30, o Sesc Boulevard e o Movimento dos Atingidos por Barragens apresentam a exposição “Arpilleras Amazônicas: costurando a luta por direitos”. A mostra traz um conjunto de telas de tecidos (arpilleras), peças únicas costuradas a muitas mãos por mulheres atingidas e ameaçadas por barragens da região amazônica.

Terra
A Justiça cancelou, junto ao Incra, a propriedade de cinco fazendas da Agropalma. Processos de outras oito estão em tramitação. Todas no Pará.

EM ALTA
Porto
Já existem cinco TUPs (Terminal de Uso Privado) funcionando em Miritituba. E pedidos de licença para mais 19.
Grão
O embarque de grãos no Pará já ultrapassou o volume de minérios exportados.
Paraolimpíadas
Amanhã, o Galeão deverá embarcar 830 paratletas cadeirantes.

EM BAIXA
Reprovação
O MEC indeferiu a autorização para o curso de Psicologia, da Fadesa, em Parauapebas.
Vermelho
Semob faturando alto com radar em vias eternamente congestionadas, como a Governador José Malcher.
Porto
O naufrágio do “Haidar” provocou um prejuízo de 20 milhões de reais à CDP, em 2015. Este ano deve empatar.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias