plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Confira os destaques da coluna de Mauro Bonna

Uma expedição do Grupo de Pesquisa em Biologia e Conservação de Mamíferos Aquáticos da Amazônia (BioMA), ligado à UFPA e Ufra, permanecerá até o dia 17, no Mercado Municipal de Mocajuba, para gravar o que os botos “conversam” dentro d’água. Não foi por ac

Uma expedição do Grupo de Pesquisa em Biologia e Conservação de Mamíferos Aquáticos da Amazônia (BioMA), ligado à UFPA e Ufra, permanecerá até o dia 17, no Mercado Municipal de Mocajuba, para gravar o que os botos “conversam” dentro d’água. Não foi por acaso que o grupo, formado por biólogos, veterinários e especialistas em equipamentos de monitoramento eletrônico de mamíferos aquáticos, escolheu Mocajuba: botos que interagem com crianças próximo ao mercado já é acompanhado, há pelo menos três anos, pelo BioMA. Essa familiaridade é essencial para a próxima etapa do projeto de pesquisa, já que, normalmente, esses animais são discretos, de difícil detecção

NavegaPará começa a controlar acesso
Por exigência do Marco Civil da Internet, o controle de acesso à rede de Internet Wi-Fi livre e gratuita do Navegapará já está em fase de teste. O objetivo é registrar todos os usuários dos hotzones (pontos de acesso livre à internet) do Pará. A solução é utilizada em caráter experimental e o piloto de autenticação foi feito na Estação.

Pesquisa sobre os pássaros da Amazônia
O governo autorizou o projeto de pesquisa científica intitulado “Respostas de longo prazo de populações e comunidades de pássaros de florestas maduras, secundárias e fragmentadas da Amazônia à dinâmica de paisagem”, pelo Inpa, em cooperação com pesquisadores da norte-americana Louisiana State University.

Tacaburi, o substituto para o tucupi
Para quem é alérgico ou tem intolerância ao tucupi, surge o tacaburi, um tempero preparado a partir de castanha do Brasil, cubiu e o buriti. A novidade foi apresentada em Manaus, pelo engenheiro florestal Afonso Rabelo, do Inpa. A meta de Rabelo é desenvolver 50 produtos inéditos que usam a polpa do buriti.

Argumento
Hoje, às 22h30, no Argumento da RBA: o presidente da CDP, Parsifal Pontes, e o empresário Tony Santiago, que lança um inovador empreendimento imobiliário no Marajó.

Vitória
Neste final de semana, a diretoria da Festa de Nazaré faz seu encontro anual, antes do Círio. O local escolhido, pelo quarto ano consecutivo, é a Fazenda Vitória, em Tracuateua.

Kandir
No dia 20, às 18h, no auditório da OAB-PA, a Fapespa lançará nota técnica sobre a estimativa das perdas de arrecadação dos estados, com as desonerações nas exportações da tucana Lei Kandir, que completa 20 anos hoje.

Medicina
A avaliação Anasem, promovida pelo MEC, dos estudantes do 2º ano de Medicina de todos os cursos do Brasil ocorrerá no dia 9 de novembro.

Câncer
O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo promoverá no sábado que vem, dentro da programação do Setembro Dourado, uma Caminhada pela Vida, que sairá da Praça Santuário de Nazaré e seguirá até à sede do hospital, na 14 de Abril com Magalhães Barata.

Circular
Já está na web a Revista Circular, nº 1, projeto Circular Campina Cidade Velha. Nesta edição traz o cotidiano dos moradores e trabalhadores que estão no entorno do Porto do Sal, a construção de um projeto para combater o problema do lixo, além de ensaio fotográfico e galeria de fotos.

Sustentabilidade
Em 22 estados, ocorre a Semana de Sustentabilidade e responsabilidade social da Estácio com mais de 150 atividades e serviços gratuitos para a população. Em Belém: na Estácio FAP e Escola Estadual Benjamin Constant.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias