plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Veja os destaques da coluna de Mauro Bonna

Cerveja do Pará no pódioO Brasil ganhou mais de 40 medalhas numa competição do outro lado do Atlântico. Foi no International Beer Challenge 2016, famoso concurso de cervejas realizado em Londres, na última semana. Entre as marcas premiadas estão a Colo

Cerveja do Pará no pódio
O Brasil ganhou mais de 40 medalhas numa competição do outro lado do Atlântico. Foi no International Beer Challenge 2016, famoso concurso de cervejas realizado em Londres, na última semana. Entre as marcas premiadas estão a Colorado, Bamberg, Wäls, Baden Baden, Bierland, Bohemia, Eisenbahn e a paraense Amazon Beer, que levou duas medalhas de Bronze com os rótulos Amazon Forest Bacuri Fruit e Amazon Forest Pilsen. O Pará subiu no pódio.

Farma Globo invadirá Belém
A rede Farma Globo planeja 50 pontos no Pará até o final deste ano. É o braço varejista do empresário piauiense Jorge Batista, o segundo maior distribuidor de medicamentos do Brasil. A Farma Globo já opera mais de 100 farmácias no Nordeste, chegou ao Pará com uma filial da distribuidora estabelecida em Castanhal. Augusto Montenegro e Doca receberão as duas primeiras lojas em Belém.

FGV: planejamento estratégico
Ideal conveniada FGV realizará nesta quinta, palestra com André Pérez, mestre em ADM e professor da FGV- RJ. Com o tema “Como aplicar o Planejamento Estratégico de forma eficaz em sua empresa”, o Ideal na São Francisco receberá convidados às 7h, para um café da manhã, seguido da palestra. Os participantes recebem certificado.

Evento Internacional sobre açaí
Agentes e instituições envolvidas em todas as etapas da produção do açaí estarão reunidos de quinta a sábado, durante o II Simpósio Internacional da Cadeia Produtiva do Açaí, realizado na UFPA. O evento terá a presença de produtores, batedores, agências de fomento, empresários, poder público e pesquisadores de várias partes do Brasil e do mundo. Entre os palestrantes e participantes há belgas, franceses, venezuelanos e equatorianos.

McDonald’s já compra carne da Amazônia
A quantidade ainda é pequena, 250 toneladas por ano, perto das 30 mil toneladas que o McDonald’s compra anualmente. Mas, foi dado o primeiro passo: a rede de fast food anunciou sua primeira compra de carne da Amazônia. Ela não adquiria carnes provenientes da região por seguir uma política de não apoiar qualquer produto que estivesse ligado ao desmatamento de florestas. A mudança veio via programa Novo Campo, que congrega 23 produtores de Alto Floresta (MT).

Energia limpa em Paragominas
Entrou em operação em Paragominas, a primeira cooperativa de energia renovável do país. Investimento de 600 mil reais. A microusina de energia solar fotovoltaica da Cooperativa Brasileira de Energia Renovável (Coober) começou a operar com capacidade de 75 KWp, potência que deve ser ampliada em breve.

Sugestões para o Parque de Belém
Nelson Chaves colocará no ar, em setembro, na internet, um completo portal sobre o projeto Parque de Belém, logradouro cada vez mais perto de substituir a pista do Aeroclube. São muitas sugestões e muitos pedidos de informação. No portal, atualizado e ilustrado, estarão registradas todas as etapas já percorridas e as que ainda faltam para transformar a ideia em realidade.

Crise e o empreendedorismo criativo
“Empreendedorismo Criativo - comunicação, cultura e economia em tempos de crise” é o tema do primeiro curso promovido pela Faro Assessoria e Consultoria, empresa recém-criada pelas irmãs Débora e Sheila Faro. Quem ministra é o produtor cultural e professor de Comunicação, Elielton Alves Amador, especialista em Comunicação e Política e mestre pela UFPA, com foco na sociologia da cultura. Mais Informações pelo email [email protected].

As medalhas da Olimpíada
As medalhas da Rio 2016, feitas na Casa da Moeda do Brasil (2.488 unidades), são as mais pesadas da história dos Jogos – pesam 500g - e maiores com 85mm de diâmetro. O valor material é de 1.800 reais em média. Esse hábito de morder a medalha surgiu na Idade Média: mercadores costumavam morder as moedas para se certificar de que eram de ouro mesmo. Virou mania fotográfica.

Campanha
Os marqueteiros dos principais candidatos à Prefeitura de Belém: Zenaldo (Orly Bezerra), Maneschy (Elsinho Mouco), Éder Mauro (Rogério Sarmanho e Gustavo Bento) e Edmilson (Chico Cavalcante e Pedro Ekman). Campanhas na mídia eletrônica a partir desta sexta.

Contas
Acordo torna tranquila sucessão nos tribunais de Contas: André Dias, no TCE, e Sérgio Leão, no TCM.

Reitor
Já na mesa do Chefe da Casa Civil, no Planalto, a nomeação do novo reitor da UFPA deverá sair logo após a efetivação de Temer.

Tecnologia
O Grupo SER Educacional promoverá no período de 15 a 17 de setembro, na Unama-BR, o Congresso Nacional de Ciências Exatas e Tecnologia, com o tema: “Espaços tecnológicos e sustentabilidade”.

Senai
Dário Lemos é o sucessor de Gerson Peres na diretoria regional do Senai.

Indústria
No dia 1º de setembro, a Fiepa promoverá coquetel de lançamento da 13ª Fipa (Feira da Indústria do Pará). O evento ocorrerá de 3 a 6 de maio, no Hangar.

Camões
O uso correto da língua portuguesa é um diferencial cada vez mais valorizado. Por isso o sucesso do intensivo “Macetes Quentes”, com Antônio Carlos Trindade de Moraes, no Ideal da São Francisco. Opções de horários e estacionamento.

Roxy
Dois irmãos que entraram juntos no Roxy há 15 anos, primeiro e único emprego, Nei Cardoso (garçom) e Flávio Cardoso (gerente) estão se graduando nesta semana em bacharéis em Direito.

Ananindeua
A Justiça Eleitoral determinou que TV e Rádio Nazaré e Rádio Marajoara exibam o programa eleitoral gratuito de Ananindeua. Muito pouco, os candidatos pedem mais opções.

Hotel
A executiva Ariane Matne, ex-Holiday Inn Express, assumiu a gerência regional da BHG, no Pará e Maranhão. São 11 hotéis para vender: seis em Belém, quatro em São Luís e um em Barreirinhas.

Luta
Disputando pela Cia Athletica Belém, Humberto Lobato conquistou em São Paulo, o título de campeão mundial de Jiu-Jitsu, categoria Roxa Leve, até 76kg.

Argumento
O presidente do Banco da Amazônia, Marivaldo Melo, estará amanhã, no Argumento da RBA, que volta ao seu horário tradicional, às 22h15.

Presidenta
Pasquale Cipro Neto publicou na “Folha” que o termo presidenta usado por Dilma e rejeitado por Carmen Lúcia, linguisticamente está absolutamente correto. As duas formas são uma questão de opção.

Senado
Aécio Neves (PSDB-MG), Benedito de Lira (PP-AL) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) lideram a lista dos senadores mais gastões com celular institucional. Por outro lado, Flexa Ribeiro (PSDB-PA) foi o mais econômico, entre janeiro e junho. Nesse período, o gasto médio do parlamentar foi de 63,36 reais.

Walter
Nesta terça, no Museu da UFPA, será aberta a exposição “Walter Bandeira - o canto das aquarelas”. O evento faz parte das comemorações dos 75 anos do saudoso cantor, locutor, pintor, ator, professor, bacharel em Filosofia e poliglota fluente em francês, Walter Bandeira.

Gestão
Patrícia Meirelles, fundadora e presidente nacional do Lide Futuro, estará no Privilège, nesta terça, falando sobre gestão, network e execução e sobre sua experiência com líderes empresariais. No encontro será lançando o “Live DTG“, software online de gestão e liderança, com foco em execução.

Passarela
Com a interligação entre os dois hospitais Porto Dias, por meio de uma passarela sobre a Mauriti, já são três devidamente autorizadas em Belém. As outras, na AP e na Beneficente Portuguesa, já estão instaladas.

Arábia
A Santa Quitanda, o empório gourmet delivery de Lygia Paes Barreto, agora também é a distribuidora exclusiva das delícias do Arábia, tradicional restaurante árabe da sofisticada Rua Haddok Lobo, em São Paulo. A operação pode ser o pontapé inicial para a futura abertura dos quiosques Arábia Express nos shopping centers da região Norte.

Portugal
Uma noite portuguesa com jantar e fado ao vivo será oferecido pela Turvicam, ao grupo que participará da excursão ao Centenário de N.Sa. de Fátima, em Portugal. Vagas limitadas e disputadas.

GM
A RR Chevrolet mostrará ao público o Novo Ônix & Prisma 2017, na loja da Duque com Estrella, já a partir de amanhã, em clima de feirão de pré-inauguração. O estacionamento será pela Estrella, no subsolo do prédio.

Arte
O leilão beneficente das 50 vaquinhas da CowParade ocorrerá no dia 4 de outubro. O arrecadado será destinado a Avao, Pão de Santo Antônio e Paróquia de Nazaré.

Círio
A Loc Engenharia começará a instalar a partir de 12 de setembro, na Presidente Vargas, as arquibancadas para o Círio. Neste ano, terão seis mil lugares.

Cavalo
A 4ª Exposição Especializada do Mangalarga Marchador da Amazônia, com cerca de 100 animais, ocorrerá de quarta a domingo, dentro da programação da 50ª Expopará, no Parque do Entroncamento.

Boi
O XI Leilão Evolução do Guzerá será nesta sexta à noite, com 40 lotes, na Expopará, no Parque de Exposição do Entroncamento. Reunirá animais de elite de Luiz Guilherme Rodrigues, Josaphat Paranhos, Genis Deprá e Adriano Varela & Brilhante Neto. Também haverá o principal julgamento da raça.

Cítricos
Na unidade industrial da Citropar foi instalado, ontem, o Polo de Citricultura Paraense. Reúne os municípios de Capitão Poço, Garrafão do Norte, Irituia, Nova Esperança do Piriá e Ourém.

Bosque
Incremento no mix do Bosque Grão-Pará: neste mês, inauguração da City Shoes, e em novembro, da Spoleto franqueada para Clóvis Abnader e Carmen Steffens, esta do mesmo operador da Folic e Florinda.

Chocolate
Noite Gaudens no dia 21 de setembro no Famiglia Sicilia. Jantar dançante, chef de fora, DJ e The Sax Machine. Haverá o lançamento de música exclusivamente criada para o conceito do evento: Gaudens, o sabor do prazer.

Pós
Foram reconhecidos, pelo MEC, os cursos de pós-graduação stricto sensu Ensino em Saúde (nota 3), do Cesupa; Ciência da Computação (nota 4) e Saúde Animal (nota 4), da UFPA.

Perfume
A Chlorophylla voltará ao mercado paraense, com operação própria, em quiosques no Pátio Belém e Boulevard.

Celular
Pesquisa Ibope aponta que 40% da telefonia móvel no Brasil, são feitos por meio de smartphones. E cerca de 91% dos brasileiros ficam com o mesmo aparelho por mais de um ano.

Spoiler
Corre solto na internet que Leo seria o grande vencedor do MasterChef 3, que se encerrará nesta terça. Com a necessidade de pré-gravação em razão de tempo de cozimento, fica difícil para a Band segurar o segredo. A audiência do programa continua um sucesso.

Sushi
Breno Macedo e Juliana Britto se preparam para abrir, na Pariquis com a Serzedelo, a segunda unidade do Sushi Boulevard, com rodízio e mais de cem opções de sushis e sashimis.

Kart
Será de quarta a sábado, em Castanhal, o 3º Campeonato Norte Brasileiro de Kart. Haverá disputa em 11 categorias com sete grids de largada. Devem participar cerca de 150 pilotos. Premiação de 150 mil reais. Organização da Federação Paraense de Automobilismo.

EM ALTA
Formosa
Com todo o gás a obra de duplicação da loja do Formosa na Duque. Incluirá três pisos de estacionamento.
Debate
A Band novamente sai na frente e realizará amanhã, o primeiro debate com os principais candidatos a prefeito de São Paulo.
Cemitério
O Grupo Maxi Domini, de Belém, vai lançar um moderno cemitério parque em Manaus.

EM BAIXA
Compras
Caiu 4,63% a frequência de visitantes a shoppings no primeiro semestre, segundo a Abrace.
Voto
Pela legislação eleitoral, Edmilson (Psol) não participará de debates na mídia.
Calor
Virou definitivo o equipamento de refrigeração provisório na Estação.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias