plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Confira os destaques da coluna de Mauro Bonna

Tucupi no MasterChefO tucupi estará novamente presente como ingrediente no MasterChef desta terça. Justamente no episódio em que a chef Ângela Sicilia participará como legítima e bem escolhida representante da gastronomia paraense. Há quatro anos Ângela c

Tucupi no MasterChef
O tucupi estará novamente presente como ingrediente no MasterChef desta terça. Justamente no episódio em que a chef Ângela Sicilia participará como legítima e bem escolhida representante da gastronomia paraense. Há quatro anos Ângela comanda o fogão do restaurante Famiglia Sicilia, casa que há 27 anos faz sucesso na cidade. Aliás, Ângela também estará amanhã, no Argumento.

---

Extrafarma pode comprar a Big Ben
O direito de compra da rede Big Ben pelo Grupo Ultrapar, dono da Extrafarma, está chegando ao fim para uma decisão. A Extrafarma dobraria seu número de lojas para 520 e o faturamento, dos atuais 1,4 bilhões para 3 bilhões.

Revitalização dos distritos industriais
Provocado por Fábio Lúcio Costa, da Federação das Associações Comerciais do Pará, a Codec, companhia que administra os Distritos Industriais (Icoaraci, Santarém, Marabá, Barcarena e Ananindeua) criou um grupo de trabalho envolvendo as associações comerciais desses municípios, para revitalização dos distritos e busca de atração de investidores.

Capacitação no Projeto Juquinha
A Vaz Azulay Coaching, à frente Gyselle Vaz e João Azulay, estão estendendo suas atividades a Paragominas. Em uma iniciativa de Responsabilidade Social, estarão capacitando o grupo de voluntaries envolvidos no Projeto Juquinha, que ajuda na reabilitação de crianças e adolescentes com necessidades especiais.

Negócios do Pará com Portugal
Na esteira do sucesso do Encontro de Negócios na Língua Portuguesa, realizado em Belém, o intercâmbio e as relações comerciais do Pará com Portugal serão intensificadas. A Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil/PA planeja a realização de uma nova missão empresarial àquele país, no segundo semestre. A ACP e Setur elaboram uma proposta para a TAP incrementar o transporte de carga, especialmente de peixes ornamentais e grude de peixe, para a China, via Lisboa.

Caminho natural dos grãos
Em 2015, os portos de Santarém e Vila do Conde, de Itaqui e Itacoatiara (AM) e Salvador (BA) exportaram 20 milhões de toneladas de soja e milho, ante 13 milhões em 2014. O crescimento foi de 54%. Nos últimos cinco anos, a participação do Arco Norte, que representava 8% dos embarques desses grãos, saltou para 21% na safra 2014/2015.

--

A volta dos macetes de português
O professor Antônio Carlos Trindade de Moraes volta à sala de aula. Por pressão de seus inúmeros ex-alunos, ministrará duas turmas no Ideal da São Francisco. Uma, às segundas, à noite, e outra às terças, à tarde. Início nos dias 8 e 9 de agosto. Aprimoramento e atualização com o indispensável apoio de seus famosos macetes.

--

Transplante de medula óssea
O Hospital HSM é pioneiro mais uma vez: realizou em maio, o primeiro transplante de medula óssea da região Norte. A paciente transplantada é uma mulher de 68 anos, com um tipo de câncer raro e que não tem cura, o mieloma múltiplo, uma doença maligna da medula óssea. O procedimento realizado foi o transplante autólogo, quando doador e paciente são a mesma pessoa.

Cooperação do "Goeldi" com a França
O Museu Goeldi assinou Protocolos de Intenção de Cooperação com o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD) e o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad), ambos da França. Os protocolos incluem possibilidades de intercâmbio de pesquisadores, atividades de pesquisa conjuntas e parceria para captação de recursos para projetos em áreas como biodiversidade, agricultura familiar e desenvolvimento territorial sustentável.

--

Amazônia
Helder assinou portaria que institui Grupo de Trabalho para analisar os entraves ao desenvolvimento da Amazônia. Entre os que compõem o grupo, estão presidentes de federações das Indústrias de estados da região, além de executivos de órgãos e banco federais.

--

Orgânico
O empresário Pedro Paulo Diniz, ex-Pão de Açúcar, agora focado na produção de alimentos orgânicos, esteve na semana passada em Belém, prospectando terras agricultáveis.

Fila
Assim como foi legalizado o tempo máximo nas filas de bancos, o mesmo deveria surgir para supermercados. É um abuso com o consumidor.

Saúde
Entre o SUS e a espada, proliferam em todo o país as clínicas populares. Além dos preços acessíveis, o tempo do consumidor é respeitado.

Fitness
Ao completar cinco anos de sucesso, a Bodytech faz uma pausa, de 23 a 26, para um retrofit total. Vai trocar piso e equipamentos de musculação. Tudo novo.

Gastronomia
Sem os recursos planejados, o Centro de Gastronomia e Biodiversidade da Amazônia entrou em compasso de espera.

Portugal
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, fará em novembro uma visita à hidrelétrica de São Manoel, construída pela empresa lusa EDP, no rio Teles Pires, na região oeste do Pará. Prolongará a viagem até Belém, para reuniões de trabalho.

Réplica
As articulações para a edificação de réplica da lisboeta Torre de Belém, no Portal da Amazônia, estão avançadas. Ganharam o importante apoio do embaixador Francisco Ribeiro Telles, em sua recente estada em Belém.

Vinho
Será nesta quinta, no Bistrô do Bispo, a degustação dos vinhos portugueses Quinta do Vallado e Dona Maria, comandada pelo importador Tiago Soares. No Pará, Azul Representações e Master Distribuidora.

Ensino
A acirrada disputa pelo controle da Estácio provocou a renúncia do presidente da instituição. Kroton e SER se engalfinham.

Cachaça
A Cachaça do Dedé conquistou certificação Prata na categoria de cachaça armazenada, concorrendo com 138 rótulos na Expocachaça 2016.

--

Consulta
O aplicativo Fácil Consultar trará comodidade e agilidade para marcação de consulta médica. Idealizado pelo professor Cláudio Muniz e os médicos Alex D’Albuquerque e Afonso Monteiro, a ferramenta para dispositivos móveis será lançada em agosto.

--



Dedé
O Engenho do Dedé abrirá em setembro, sua nova unidade no Iguatemi de Fortaleza.

Pão
Elias Pedrosa participou da Fispal, em São Paulo, onde comprou os equipamentos que faltavam para a padaria gourmet Pão com Arte. Inauguração no início de agosto no Pátio Belém.

Voto
O advogado Antônio Sobrinho, com a experiência de dois mandatos na Câmara Municipal de Belém, decidiu ser novamente candidato a vereador, agora pelo PR.

Restaurante
O chef Paulo Silva, com larga experiência no setor, prepara a abertura de novo restaurante na cidade.

Energia
Daniel Sobrinho acaba de assumir a representação da BEP Comercializadora de Energia, por intermédio de sua empresa de engenharia. A BEP atua de forma independente oferecendo oportunidade de redução de custos nas tarifas, dentro do Mercado Livre de Eletricidade.

Férias
Entrando no clima de julho, Luiza Barros, nutricionista do Solar, no Sal, já começa a incluir novidades no cardápio do restaurante do hotel. Tudo para satisfazer o paladar dos veranistas.

Intercâmbio
A CVC inova e lança ferramenta inédita para a compra de intercâmbio. Um aplicativo que permite ao cliente personalizar online o pacote, o curso, tipo de acomodação e melhor tarifa aérea.

Chef
A Band abriu inscrições, até o dia 31 de agosto, para o novo Master Chef Profissionais. A chef Paola Carosella, por sinal, será personagem da série "Vença do Jeito Certo", na Fox.

Logistica
A TIM transferiu a sua operação logística para o Alianza Park, empreendimento do MB Group, em Benevides.

Moda
A +55Canga, de Camila Proença, estreia nesta semana no Rio Design Barra.

Autismo
A Amora (Atenção Multidisciplinar, Orientação e Respeito para o Autismo) realizará bingo junino no dia 28, no salão nobre da AP.

Top
Será no dia 28 de junho, no São José Liberto, a premiação do Top de Marketing e Socioambiental da ADVB-PA.

Oficinas
Sebrae, Sindirepa e Fiepa promoverão, de 27 de junho a 1º de julho, a Semana da Indústria de Reparação de Veículos, na sede do Sebrae. Voltada para proprietários de oficinas mecânicas, a iniciativa tem apoio do Sesi e Senai.

Pipoca
O Superior Tribunal de Justiça liberou a entrada de pipoca concorrente em todos os cinemas do Brasil.

Criança
O Pátio Belém preparou uma atração divertida para as férias escolares. De 24 de junho a 7 de agosto, funcionará o Mar de Bolinhas, com 140 metros quadrados.

Exteriores
Equipe do Ministério das Relações Exteriores visitará amanhã a Unama. Preparação para a Conferência de Relações Exteriores que ocorrerá em novembro, no campus BR. Será a primeira vez na Amazônia.

Pet
Com o objetivo de arrecadar recursos destinados aos cuidados com os animais abandonados, o Grupo de Ajuda Au Family realiza até hoje, a feirinha de produtos na Laujinha, no Pátio Belém.

Sonora
O Pará inicia a etapa 2016 do projeto Sonora Brasil, do Sesc. Receberá os músicos Fernando Deghi (PR) e Marcus Ferrer (RJ), na terça e quarta, em Castanhal e Belém. A entrada é franca.

Japão
Nesta terça, o Terminal Rodoviário de Belém será cenário de gravação para um programa da TV aberta japonesa, que mostrará como é a vida dos japoneses que vivem em terras distantes. De lá, a equipe seguirá para Altamira.

Estácio
Amanhã, começará a Semana Acadêmica da Estácio Belém com o tema "A Construção do Profissional Cidadão". As conferências de abertura discutirão temas como democracia, tolerância e ética, ministradas pelo antropólogo Romero Ximenes e a advogada Marilene Pantoja.

ICMBio
O paraense Rômulo José Fernandes Barreto Mello foi nomeado para a presidência do ICMBio. Natural de Gurupá e formado pela antiga Fcap, já presidiu o Ibama e o próprio ICMBio.

Guitarrada
Já estão à venda os ingressos para o show beneficente "Arraial da Guitarrada", em apoio a Mestre Vieira, nesta sexta, no "Margarida Schivasappa".


Conferência Internacional de Defesa de Fé será realizada no AVA (Amazon Valley Academy), de quarta a domingo, com a participação de preletores dos EUA.

--

Poesia
A Editora da UFPA lançou mais dois volumes da Coleção Max Martins - Poesia Completa: "Para ter onde ir" e "O risco subscrito". A coleção tem curadoria, organização e projeto gráfico realizadas pelo também poeta Age de Carvalho, amigo pessoal de Max Martins por mais de 30 anos, a convite da editora.

--

EM ALTA
Magazine
José Oliveira inaugura o MIX no dia 1º de julho, no Formosa Umarizal.
Finanças
O escritor e consultor financeiro Gustavo Cerbasi estará amanhã, no Argumento da RBA.
Asfalto
Kleber Menezes promete começar em julho, a revitalização da Mário Covas.

EM BAIXA
Sauna
Não é só a Estação, dizem que até a sede da Secult está sem ar condicionado.
Praça
Congresso Eucarístico chegando e nem uma guaribada na praça Waldemar Henrique.
Obra
Setor da construção civil registra a 19a queda consecutiva no nível de emprego.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias