plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Veja os destaques da coluna de Mauro Bonna

Odebrecht desiste do Pará e MTAs atividades da Odebrecht em Miritituba estariam chegando ao fim ainda neste mês. A empresa teria desistido da construção do porto de Miritituba (Itaituba) e de Barcarena, além de armazéns no Mato Grosso, em razão das invest

Odebrecht desiste do Pará e MT
As atividades da Odebrecht em Miritituba estariam chegando ao fim ainda neste mês. A empresa teria desistido da construção do porto de Miritituba (Itaituba) e de Barcarena, além de armazéns no Mato Grosso, em razão das investigações da Lava Jato. O projeto, com investimento de 1 bilhão de reais, também engloba o transporte de grãos, principalmente soja, via BR-163 (Cuiabá-Santarém) e Tapajós, com escoamento pelos dois portos. A Odebrecht declarou que sozinha não tocará os projetos. Aguarda o surgimento de sócios.

O frisson da Tocha Olímpica
Clientes e amigos da Coca-Cola estão sendo convidados para dois minutos de fama: correr com a Tocha Olímpica pelas ruas e holofotes da cidade. Serão 162 pessoas para conduzir o fogo olímpico, no dia 15 de junho. A tocha fará um percurso de 32 quilômetros desde o Mangueirão, com início previsto para as 10h, até ao Portal da Amazônia, com encerramento às 19h.

Negócios na língua portuguesa
Fernando Rosa, presidente da Junta de Freguesia de Belém, de Lisboa, é presença confirmada na abertura do VIII Encontro de Negócios na Língua Portuguesa, no dia 2 de junho. Ele administra o território onde estão localizados importantes monumentos históricos da capital lusitana, como Mosteiro dos Jerônimos e a Torre de Belém. Convidado da TAP, o chef português Armando Sequeira produzirá, em parceria com os chefs paraenses Ofir Oliveira e Carmelo Procópio Jr., o jantar alusivo aos 100 anos de fundação da Câmara Portuguesa de Comércio de Portugal no Brasil, seção do Pará, que terá a presença de Francisco Ribeiro Telles, embaixador de Portugal no Brasil. A temática dos dois dias do evento, 2 e 3 de junho, será negócios e sustentabilidade, abordando do turismo ao agronegócios.

Vinho & azeite no Famiglia Sicilia
No feriado desta quinta, haverá Jantar Magno no Famiglia Sicilia. A embaixadora da Vinícola Garzon, Ana Paula Oliveira, que traz no currículo sommelieré na Enoteca Fasano, estará acompanhando o servido de vinhos e imediatamente uma harmonização de azeites.

Exportação de carne paraense
Missão Europeia realiza auditoria oficial em Tocantins e Rondônia. Estão em análise duas fazendas e duas plantas frigoríficas em cada estado. Torcida pela liberação dos vizinhos. O Pará está fora dessas auditorias: embora já tenha sido declarado área sanitária livre de aftosa com vacinação, a carne paraense ainda não foi incluída na plataforma exportadora.

Política para produção de frutas no Pará
Os preços do mamão em Belém estão muito elevados em razão da importação do produto de outros estados. O Pará, que em 1990 produzia em torno de 50 mil toneladas, em 2014 produziu apenas 22 mil toneladas. Falta uma política agrícola para a produção de frutas no Pará. Em abril de 2015, o quilo da fruta custava no atacado da Ceasa, 2,12 reais. Um ano depois, 4,55 reais. No varejo é encontrado hoje a 7,50 reais/kg.

Vem aí a Policlínica Unimed-Belém
A Unimed vai lançar uma nova unidade, a sua Policlínica. Estrutura moderna com 20 consultórios médicos de diferentes especialidades para oferecer agendamento mais ágil e atendimento diferenciado ao cliente. É imenso o interesse dos cooperados em participar da novidade. As inscrições vão de amanhã ao dia 6 de junho, no portal da cooperativa.

Nota máxima no “Evandro Chagas”
O Laboratório de Enterovírus da Seção de Virologia do Instituto Evandro Chagas (IEC) alcançou nota máxima no teste de proficiência, em isolamento viral, da Rede Global de Laboratórios de Polio da OMS. Todos os resultados obtidos pela equipe do laboratório corresponderam aos esperados pela OMS. Apenas os laboratórios do IEC e o da Fiocruz, no Brasil, pertencem à rede e são certificados por meio desse teste de proficiência, que é realizado anualmente.

Obra
Helder está encarregado de acelerar a conclusão das obras de transposição do rio São Francisco. Deverá ser a primeira inauguração de Temer.

Higson
A tradicional Higson deixará o varejo de material de construção, ficando só com representação. Por isso, sairá da Municipalidade, colocando para aluguel o seu imenso e estratégico ponto.

Remédio
A rede de farmácias Globo já está bem perto de Belém. O empresário Jorge Batista, com varejo e atacado de medicamentos em todo o Nordeste, sentou praça em princípio com uma distribuidora, em Castanhal.

Pórtico
A prefeitura ainda estuda a forma jurídica para que o Grupo Líder assuma a manutenção e vigilância do pórtico em frente ao Castanheira.

Porto
O governo faz um mutirão para conseguir mais interessados pelo terminal de contêineres do porto de Belém. Por enquanto, só a Wilson Sons demonstrou interesse. Licitação marcada para 9 de junho, na Bovespa.

Grão
Agora Helder e Maggi estarão unidos pela conclusão do asfaltamento da BR-163 (Cuiabá-Santarém).

Ensino
O Grupo SER Educacional, por intermédio da diretoria de Belém, está instalando uma unidade da Faculdade Maurício de Nassau em Imperatriz, no Maranhão.

Europa
A TAP lançou uma promoção Belém-Lisboa válida até o dia 31. Ida e volta a partir de 10 parcelas de 54,50 dólares, cada. Em reais, no câmbio de sexta: 10 de 193,25 ou 1.932,50. Vagas são limitadas.

Saúde
Agora em junho, o MEC visitará o campus da Unama na BR para autorização dos cursos de Biomedicina e Fisioterapia.

Futebol
UCI Bosque vai transmitir a final da Champions League no dia 28, às 14h45, entre Real Madrid x Atlético de Madrid.

Namorados
Neste ano, o restaurante Famiglia Sicilia promoverá o final de semana dos Namorados, com programação semelhante de sexta a domingo.

Amor
A colunista Carmem Souza fará o relançamento do seu livro “Uma Ode de Amor”, autoria conjunta com sua filha Ingrid, dentro da programação alusiva aos Namorados no Chá das Cinco da AP, no dia 8 de junho.

Fogo
Desde janeiro até a primeira quinzena de maio, a Amazônia registrou 13.960 focos de queimadas, causados em parte pelo efeito “El Nino”. Número superior a todas as queimadas no Brasil em 2015. Mato Grosso foi o estado que mais registrou pontos de queimadas, 4.933, seguido de Roraima e Pará.

Luxo
O LVMH Moët Hennessy - Louis Vuitton, o maior conglomerado de produtos de luxo, dono dos champanhes Moët & Chandon e Veuve Clicquot, deve fechar parceria com o concorrido Sushi Rui Barbosa.

Construção
A DiCasa estará no mix do shopping Metrópole Ananindeua com um home center completo.

Feirão
Na contramão da crise, a Leal Moreira surpreendeu com vendas realizadas no Feirão da Caixa, do último final de semana.

Ônibus
A Viação Ouro e Prata abriu nova linha rodoviária interestadual no Pará: diariamente, Xinguara-Redenção-Goiânia.

Argumento
O grafiteiro e artista plástico Sebá Tapajós estará amanhã no Argumento da RBA. Às 22h15.

Voto
A eleição na UFPA será no dia 29 de junho. Agora a campanha pegará fogo.

Logística
A rede Extrafarma começou a instalar o seu CD - Centro de Distribuição no Alianza Park, em Benevides.

TV
Mesmo com a proximidade da Olimpíada, despencaram em 28% as vendas de televisores no primeiro trimestre.

Turismo
Em 2015, caiu em 1,9% a demanda de turistas estrangeiros no Brasil, em comparação ao ano anterior.

Iguatemi
O Iguatemi São Paulo, o primeiro shopping do país, completa 50 anos de sucesso. Agora Carlos Jereissati passará a investir prioritariamente em outlets.

Criança
O Tatoo Park e o Beach Park, este de Fortaleza, fecharam parceria promocional.

Especial
O Instituto Educacional Chiavenato (Ieduchi) realizará no sábado que vem, a palestra “Adaptação de materiais pedagógicos para crianças com necessidades especiais”. Desenvolver técnicas de aulas práticas para estudantes com down, paralisia cerebral e autismo. No Iesam, às 8h.

Caldo
Hoje à noite tem o Santo Caldo no arraial da Igreja da Trindade. Coisa chique, assinado pelos chefs Daniela Martins, Ilca Carmo e Paulo Anijar. Ao som da banda Fruta Quente.

Santarém
O empresário Zé Neto, titular de um Holiday Inn Express em Belém, procura área em Santarém, para instalação de hotel.

Livro
O jornalista Álvaro Vinente vai lançar o livro “Agosto e outras memórias”, no dia 29, na Feira do Livro, no Hangar. A obra ganhou o Prêmio José de Campos Ribeiro, do IAP, na categoria Memorialística.

e-book
Em parceria com a Vanguarda, Juliana Fonteles, que é advogada da Secretaria de Justiça e membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB, lançará e-book sobre esse tema que ela vivencia. A obra é voltada para adolescentes.

Órgãos
Para incentivar a doação de órgãos, o Pátio Belém recebe até o dia 29, o projeto “Gesto de Herói – o poder de doar vida”, que está rodando o país. A iniciativa é do Ministério da Saúde e USP.

Japão
A 10º edição do Encontro Cultural Brasil Japão, do Centro Educacional Kyoko Oti, será realizada no Dia dos Namorados, das 11h às 17h, no Hangar.

Mostra
Mostra de Cinema Japonês será exibida de terça a domingo, às 18h30, no Cinema Olympia, com entrada gratuita. Promoção da Fundação Japão e Consulado do Japão em Belém

Saúde
Leonardo Daher, Bruno Matos e Bruno Carmona instalaram o Serviço de Anestesia e Monitorização do Pará, o Sampa. É disponibilizado em convênio planos de saúde e está em processo de credenciamento com outras 30 entidades de saúde de Belém.

Farmácia
Alertar sobre os perigos da automedicação e o descarte correto de medicamento são os objetivos da ação “Farmácia Consciente”, promovida pelo curso de Farmácia da Unama. Alunos e professores estarão hoje, na Praça da República, de 8h às 12h.

Feijão
Alunos da Unama realizarão no feriado desta quinta, uma super feijoada no Alfajor, em busca de fundos para colação de grau da primeira turma do Curso de Gastronomia da cidade.

Decoração
Liquidação de mobiliário de charme na Adesso Casa, de Francisco Barbosa, na Rui Barbosa. Em agosto, a loja abrirá Mostra com seis profissionais de decoração. Aliás, a Adesso incluiu em seu mix cortinas, persianas, papel de parede e tecido para revestimento.

Canjica
A partir de 1º de junho, o Bosque Grão-Pará entrará em ritmo junino. Com apresentação de quadrilhas e muitas barracas de comidas típicas.

Crédito
Empresários de Santarém em busca de crédito. Na Feira de Crédito e Serviços Financeiros, que o Sebrae promoveu na última quinta no município, mais de 250 empreendedores aparecerem em busca de informação.

EM ALTA
Bosque
Começou a funcionar o estacionamento VIP no shopping Bosque Grão-Pará.
Criança
Hoje, tem “Comida de Criança” na Praça Batista Campos, a partir das 12h.
Xibé
Neste final de semana, o circuito “Papa Xibé de Food Trucks” está na Praça Amazonas.

EM BAIXA
Crise
Carrinhos de cachorro-quente em todos os cantos da cidade. Sem impostos e sem fiscalização sanitária.
Perigo
Calçadas da Santa Casa abarrotada de ambulantes vendendo alimentos inapropriados para os internos.
Barulho
Profusão de bares sem proteção acústica prejudicando a vizinhança. E as autoridades dormem.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias