plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Veja os destaques da coluna de Mauro Bonna

Reengenharia no Grupo YamadaO Grupo Yamada fez uma reengenharia para se manter competitivo. Reduziu seu quadro de oito mil para seis mil colaboradores e fechou pontos de vendas que não davam resultado positivo. Saiu de Marabá, fechou a loja da Almirante e

Reengenharia no Grupo Yamada

O Grupo Yamada fez uma reengenharia para se manter competitivo. Reduziu seu quadro de oito mil para seis mil colaboradores e fechou pontos de vendas que não davam resultado positivo. Saiu de Marabá, fechou a loja da Almirante e o Ponto Y, no mix do Castanheira. Por enquanto é só.

Belém sem estrutura para cruzeiros

Na última quarta, acabou a atual temporada de cruzeiros em Belém. Foi a mais pífia dos últimos tempos com apenas nove chegadas de "naviozinhos". A cidade já chegou a receber até 22 chegadas do rico circuito Caribe-Amazônia. Na época, a Setur publicava números sensacionais, que até o Dieese acreditava. Manaus e Macapá fazem inveja. Belém continua como o único destino amazônico sem estrutura para receber navios de cruzeiros. Uma pena!

Clínica popular invade os shoppings

A nova onda no mercado: clínicas populares para quem não tem plano de saúde e quer pagar pouco. Em julho, inauguração simultânea no Pátio Belém e no Castanheira do Instituto Clínico Integrado, dos médicos Faedy Pinheiro, Sherlon Raiol e Phelipe Paixão. Oferecerá a preços populares consultas médicas, exames laboratoriais e de imagem.

Verba para pesquisa tecnológica

Em 2008 o Brasil criou os Institutos Nacionais de Tecnologia que ocupam posição estratégica. No ultimo dia de Dilma, o CNPq publicou o resultado da segunda rodada do edital. Foram submetidas 345 propostas e selecionadas 252 por mérito técnico-científico para financiamento. O Pará abocanhou duas: o Consobio, para estudo da biodiversidade e uso da terra, coordenado por Alexandre Luis Padovan Aleixo, do "Goeldi", e o INCT de Fibras Ópticas, coordenado por João Weyl, da UFPA, atual candidato a reitor. Uma comparação preocupante é que o Amazonas teve oito propostas selecionadas.

Ampliação da frota da Cargill

A Cargill está instalando no Pará (terminais em Santarém, Miritituba e Barcarena) sua maior operação logística fora dos Estados Unidos. Os americanos vão investir, ao longo dos próximos dois anos, cerca de 500 milhões de reais na encomenda de 40 barcaças, sendo 20 delas e um empurrador no Estaleiro Maguari, em Icoaraci. Com isso, o gigante do agronegócio vai triplicar sua frota própria no país, hoje composta por 20 embarcações que atendem seus terminais em Paranaguá, Santos e Santarém.

Hydro desiste de fatia da Vale na MRN

A Hydro desistiu de comprar a fatia de 40% da Vale na MRN, que tem mina de bauxita em Porto Trombetas, Oriximiná. Com isso, a norueguesa permanece com 5% de participação na MRN, mas vai continuar comprando bauxita da Vale, seguindo acordos comerciais firmados em 2011. Os outros acionistas da MRN são a Alcoa (18,2%), a South 32 (14,8%), a Rio Tinto (12%) e a CBA (10%).

FAB apoia Parque de Belém

Nelson Chaves manteve recente encontro com o major-brigadeiro Carlos Mindelli de Sá, comandante do 1º Comar. E foi informado que a transformação da área do Aero Clube em Parque Urbano de Belém, tem a simpatia da Força Aérea. Será uma grande conquista e uma contribuição enorme que a Aeronáutica dará para a população. É bom lembrar que o Patrono da FAB, brigadeiro Eduardo Gomes, serviu em Belém comandando a então 1ª Zona Aérea, hoje 1º Comar e prestou relevantes serviços ao Pará.

Vacas coloridas pela cidade

A CowParade Belém 400 anos será lançada na terça, na Escadinha. O evento, que levará, a partir de 20 de agosto, dezenas de vacas em fibra de vidro para as ruas de Belém, vai levantar recursos, por meio de um leilão, para beneficiar instituições da cidade. As peças serão customizadas por artistas locais. Até o dia 6 de junho, os artistas interessados poderão se inscrever no processo de seleção pelo www.cowparade.com.br.

Software intérprete de Libras

Já está disponível no Portal Anatel o Vlibras. É um software público que realiza a tradução de textos de página web e documentos em português para a língua brasileira de sinais (Libras). Desenvolvido pela Federal da Paraíba, em conjunto com o Ministério do Planejamento, está presente nas versões desktop (Windows e Linux), mobile (android e iOS) e também em plug-in para navegadores (Chrome, Firefox e Safari). O Vlibras também está disponível para download no http://vlibras.gov.br.

Exportação

O Pará ganhará, a partir de amanhã, seu Plano Nacional da Cultura Exportadora, graças à parceria de várias entidades que apoiam os pequenos negócios rumo à exportação de seus produtos. No Pará, Sebrae e Fiepa organizam o lançamento.

Reitor

Carlos Maneschy renunciará nesta terça, às 10h, à reitoria da UFPA. Amigos do reitor pretendem levá-lo para auditório em uma informal manifestação pública. Na história da Federal do Pará é a primeira vez que ocorre a renúncia de um reitor.

Eleição

Na sexta, 20, haverá reunião do Conselho Universitário da UFPA, quando será definida a data da eleição para sucessão de Maneschy. Existem duas propostas: 22 ou 23 de junho. E 29 e 30 de junho. Porém, a mais provável é 23 de junho.

Supermercado

O lançamento comercial da 19ª edição da SuperNorte, ocorrerá no dia 13 de junho, no Sesc Boulevard. Segundo José Oliveira, presidente da Aspas, promete ser uma das maiores.

"Veja"

Há duas semanas, o exemplar da revista "Veja" dos assinantes de Belém só chegou na terça. Como notícia é perecível, já chega velha. E com exceção da antessala de médico ultrapassado, revista de ontem é lixo.

Vale

Para reduzir sua dívida, a Vale parte para venda de 15 bilhões de dólares em ativos até 2017.

Malhação

O grupo pernambucano Self It fez estudo de viabilidade para instalar quatro academias em Belém e quatro em Manaus. O grupo já opera 13 unidades e pretende chegar ao final do ano com 30.

Banco

Meirelles deixou no ar possíveis mudanças no comando do Banco da Amazônia.

Dados

Serpro e Dataprev serão fundidas com mais tecnologia e menos custos de pessoal.



Gugu

Equipe do Programa do Gugu, da Record, estará aqui a partir de amanhã, para gravar matéria com Ian Affonso e seu médico Afonso Zahluth, para o quadro "Virou outra Pessoa". Ian emagreceu 65 quilos, sem bariátrica.



Democracia

O Centro de Excelência Ideal, conveniado da FGV, realizará na sexta, às 8h, no campus da São Francisco, a palestra "Democracia e Estado Democrático de Direito" com Marcos de Oliveira Cavalcante, desembargador federal do Trabalho.

Comercial

Um time de primeira confirmou participação como palestrante no 1º Encontro Paraense de Direito Comercial, com o tema "Os impactos do novo CPC à empresarialidade", no dia 9 de junho: Milton Nobre, Reinaldo Silveira, Elizário Bentes, Henrique Mouta e Clóvis Malcher Filho.

Dente

Alessandra Russel Coelho, titular da clínica Oral Class, acaba de retornar do Congresso Americano de Ortodontia, em Orlando.

Cursos

FGV/Ideal lançará nesta quinta, seis novas turmas de MBA: Direito Civil e Processo Civil; Tributário; Trabalho; Empresarial; Gestão Empresarial e Financeira, Controladoria e Auditoria. Matrículas abertas.

Gastronomia

O restaurante La Traviata participa do Festival Brasil Sabor, da Abrasel, com um prato criado pela chef Angela Sbrama, especialmente para o evento. É o Spaghetti a Paraense, uma massa de jambu com camarões rosa em redução de tucupi.

Pão

Arnaldo Gutierrez revitalizou o setor de pâtisserie do Gratto. Novos doces e pães em profusão, como o pavê de limão siciliano e uma versão paraense do famoso sanduíche de mortadela do Mercadão paulista.

Conhecimento

Na quarta, a Fapespa e o British Council (Conselho Britânico) promoverão uma sessão informativa sobre os programas Researcher Links e Researcher Connect. O objetivo são curso e workshops científicos que sirvam como plataformas para a colaboração entre cientistas brasileiros e britânicos.

Enfermagem

O Conselho Regional de Enfermagem do Pará realizará na quarta e quinta, a Semana de Enfermagem em Belém, no Sagres. O tema é "O Cuidado Qualificado e Assistência Segura: da formação ao exercício da Enfermagem".

Gestão

A DIK Training, a partir de agora, será DIK Company. Além da consultoria de gestão e treinamento de pessoal, passa a realizar serviços de headhunter e survey (pesquisa de opinião).

Tatoo

O artista plástico e tatuador Maximiano Martins, mais conhecido pelo pseudônimo de Zão, é um dos convidados para o Flash Tatoo Day, que ocorrerá hoje, no Salão Royal, em Belém. O evento reunirá os melhores tatuadores do Norte. Zão criou 30 desenhos inéditos de tatuagens para o dia.

Arquitetura

"Casa Vogue" e Florense Belém realizarão um talk no showroom da Florense nesta quarta. O arquiteto Henrique Steyer e o redator-chefe da revista, Artur Andrade, farão palestra sobre o tema "Design Brasil: raízes e criatividade".

Propaganda

No dia 30, serão abertas as propostas da licitação publicitária para atendimento das contas do governo do Estado. Serão contratadas seis agências.

Qualidade

A presidente do Conselho de Administração do Grupo Sabin, Sandra Soares Costa, foi convidada para integrar o Conselho Curador da Fundação Nacional da Qualidade, no triênio 2016-2019. A FNQ é reconhecida mundialmente pela atuação e pelo Modelo de Excelência da Gestão.

Max

O novo escritório comercial do Max Domini, na Boaventura, será inaugurado em dezembro, oferecendo todos os produtos do grupo.

Decoração

Paulo Lopes inaugurará em julho, na esquina da Conselheiro com a Benjamin, uma franquia da Orlean, com tecidos, papel e revestimentos para paredes. O imóvel, que foi residência da família Massoud, passa por completa repaginação assinada por Perlla et Jr.

Games

O Clube do Remo criou a sua equipe de Games, que fica sediada em São Paulo. À frente, Cássio Soares, o braço especialista no Norte.

Dívida

O índice de inadimplência do consumidor registrou alta de 3,5% no acumulado de um ano, segundo a Boa Vista SCPC. No Norte foi maior a elevação, de 4%.

Leite

A nova atração da Fazendinha, espaço criado para a garotada que se hospeda na Fazenda Vitória, é a Cinderela, uma vaca leiteira ainda jovem que chega a produzir mais de 20 litros de leite por dia. A ordenha é feita pelas próprias crianças.

Parque

O Manjar fechou parceria com o Beach Park de Fortaleza. Os clientes desse mês do restaurante terão descontos no resort, e ainda poderão concorrer a um final de semana de hospedagem grátis com acesso ilimitado ao parque aquático.

Energia

O Consórcio de Energia do Pará, formado pela Distribuidora Equador (82%), Guascor do Brasil (14,22%) e SoEnergy Sistemas Internacionais de Energia (3,78%), ganhou o leilão para distribuir energia a 22 municípios paraenses e ao distrito de Cotijuba, de Belém.

Noiva

Encerra-se hoje, no Pátio Belém, a 8ª Semana de Noivas, promovida pela Liliane Cutrim Eventos, reunindo as maiores tendências e novidades de moda e organização de eventos do setor.

Ensino

O MEC reconheceu os cursos de Ciências Biológicas, da Unama e IFPA Tucuruí; Enfermagem, da Fapen, em Belém; Física, do IFPA Abaetetuba; Espanhol, da UFPA Castanhal e Licenciatura Integrada em Matemática e Física, da Ufopa.

Chinês

O empresário Ney Pereira passou adiante Towner e Mahinda para concentrar energia em uma concessionária Lifan. Monta loja no mix do Bosque Grão-Pará. Aliás, a Lifan chegará a Belém com dois novos lançamentos: a versão automática do X60 e o SUV X50.

EM ALTA

BK

Burger King será inaugurado em 12 de junho, Dia dos Namorados, na praça de alimentação do Pátio Belém.

Remédio

O setor farmacêutico cresceu 10,6% no primeiro quadrimestre, segundo o Sindusfarma.

Castanheira

Duas novas franquias na praça de alimentação do Castanheira: Lug’s, batata belga, e Taiyo Sushi.

EM BAIXA

Voo

A demanda da GOL caiu mais de 18% em abril. Acendeu a luz vermelha no painel.

Contenção

A TAM acabou até com distribuição de balas no início de seus voos.

Buraco

"Operação tapa-buracos" é tão lenta que quando um é fechado, outras crateras aguardam semanas pelo serviço.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias