plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Veja os destaques da coluna de Mauro Bonna

Licenciado o Shopping BelémLiberada a licença ambiental para construção do Shopping Belém com 30 mil metros quadrados de ABL e uma torre com 350 salas comerciais. Na esquina da José Bonifácio com Governador. O complexo multiuso será lançado neste ano,

Licenciado o Shopping Belém
Liberada a licença ambiental para construção do Shopping Belém com 30 mil metros quadrados de ABL e uma torre com 350 salas comerciais. Na esquina da José Bonifácio com Governador. O complexo multiuso será lançado neste ano, como mais um presente dos 400 anos. O empreendimento será o marco inicial na revitalizarão do bairro de São Brás. O MB Group e a Quadra Engenharia assinam o empreendimento.

Shoppings em Paragominas e Castanhal
Na reta final, o shopping Paricá, em Paragominas, abrirá as portas com mais de 70% de comercialização, em agosto, na Agropec. O Shopping Modelo, em Castanhal, atualmente com 50% comercializado, iniciou a montagem da estrutura do telhado que deve ser concluída em 90 dias. As empresas locais Premazon e Dimensão Metalurgia realizaram a estrutura dos empreendimentos.

Moda e joias na Belém 400 anos
Com um desfile de moda e de joias, coordenado por Diogo Carneiro, será aberta a exposição "Potências Amazônicas: biodiversidade e diversidade cultural na Belém 400 Anos", nesta terça, às 19h, no Espaço São José Liberto. Com entrada franca, a mostra acervo reúne objetos e produtos simbólicos originados de nove coleções cuja narrativa poética tem como inspiração a cidade de Belém. Ficará aberta ao público até o dia 13 de março.

Logística eleva preço da carne
A reduzida oferta de boi gordo, o precário estado das estradas paraenses e a queda de algumas pontes no Interior encurtaram as escalas de abate nos frigoríficos. O mercado ficou a semana passada em alta e deve repercutir nos leilões de bezerros hoje, em Rondon, Xinguara, Marabá e Novo Repartimento. Resta às donas de casa que pretendem comprar um bife, orar pela viabilidade dos transportes e chuva nos pastos.

Avicultura cresce no Pará
Em 2015, o setor de avicultura no Pará cresceu 10,66%, com registro de um plantel de corte de 1,66 milhão de aves, contra 1,5 milhão em 2014. Segundo a Apav (Associação Paraense de Avicultura) também houve incremento de 14,8% no consumo de milho e de 5,6% no de soja. Santa Izabel e Santarém concentram a maior produção na região Norte, o que representa 1,3% da produção nacional e coloca o Pará no 11º lugar no ranking brasileiro.

Barra de cereais com proteína de gó
Está em andamento no Laboratório de Tecnologia do Pescado, da Faculdade de Engenharia de Pesca de Bragança, da UFPA, o projeto "Elaboração de barras de cereais enriquecidas com proteína de peixe", coordenado pela professora Marileide Moraes Alves. Para isso, foi utilizada a pescada gó, que tem teor relativamente baixo de gordura, o que favorece a eliminação do odor e do sabor característicos dos peixes. Por determinação da Anvisa e do Mapa, as barras de cereais tiveram que ser submetidas às análises químicas. O resultado revelou uma concentração de 6,35% de lipídeos, 11,8% de proteínas, 10,25% de umidade, 0,75% de cinzas e 5,5% de pH. Os dados asseguram que o produto tem potencial para ser produzido e levado ao mercado consumidor.

Pediatria no Porto Dias
Um completo centro de pediatria no hospital Porto Dias será inaugurado em março. Ocupará o térreo do Infinity, prédio comercial na Barão do Triunfo. Uma galeria interligará o novo centro ao hospital na Mauriti, com entrada também pela Almirante.

Autorizado celular a bordo da TAM
A TAM foi autorizada pela Anac a liberar o uso de celulares, tablets, câmeras fotográficas, entre outros aparelhos, ligados durante todo o voo em "modo avião". A novidade estará válida para todos os voos nacionais da companhia ainda esta semana e ao longo do primeiro trimestre nas rotas internacionais. O passageiro poderá começar a desfrutar da programação do TAM Entertainment desde que entra na aeronave até o momento em que desembarca no destino. O aplicativo está disponível para download na Apple Store ou Google Play e deve ser adquirido antes do voo.

Plano de saneamento básico
Quarenta e seis municípios paraenses foram selecionados pela Funasa, para capacitação e elaboração de PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico). Receberão assessoria, apoio, suporte, orientações e supervisão técnica, no âmbito do Termo de Execução Descentralizada formalizado entre a Funasa e a Ufra. Entre os selecionados, Igarapé-Açu, Augusto Correa, Vigia, Porto de Moz, Chaves, Uruará e Oeiras.

Cruzeiro
O navio de cruzeiro inglês "Cruise & Maritime" aportou na sexta, em Macapá, com 1.100 passageiros. Abandonou o destino Belém porque aqui não consegue atracar; precisa jogar âncora ao largo com desembarque perigoso.

Universidade
Eleição para o comando da UFPA. Por enquanto, só surgiu o nome do professor Emanuel Tourinho.

Hospital
Mais um hospital Porto Quality, agora na avenida Centenário, já na prancheta do escritório Couceiro & Rubim. Previsão de lançamento em outubro.

Exportação
Equipes do instituto de investigação de alimentos dos EUA visitaram a Petruz Fruity, em Castanhal, hoje a maior exportadora de açaí, e a Pesqueira Maguari, em Icoaraci.

Orgânico
Nativo, portanto orgânico em sua grande maioria, o açaí paraense hoje tem a China como principal importadora.

Empório
Com panificação e pastelaria sofisticadas, abrirá em março, o Empório Grão-Pará, na Wandenkolk com Domingos Marreiros.

Sicilia
O festejado restaurante Famiglia Sicilia estará fechado de amanhã ao dia 18. Reformas técnicas a cargo da Tedesco Engenharia. Aliás, o Famiglia Sicilia está competindo no MPE Nacional do Sebrae.

Premium
Já são cinco apartamentos ocupados no sofisticado edifício Premium, debruçado na baía do Guajará. Até julho estará todo habitado.

Argumento
O pecuarista Maurício Fraga e o arquiteto Aldo Urbinatti fazem a pauta do Argumento de amanhã. Às 22h15, na RBATV.

Voo
A demanda de passageiros pelo transporte aéreo, no mercado doméstico, fechou 2015 om índices positivos: acumulou alta de 1,1%, quando comparado ao ano de 2014.

Eleição
Márcio Miranda, presidente da Assembleia Legislativa, já começou a trabalhar para as eleições municipais de outubro. Em 2018, o deputado de cinco mandatos pretende pleitear a disputa a um cargo majoritário.

Contas
Será no Hangar, no dia 11, logo depois do Carnaval, a posse da nova conselheira do TCE, Rosa Egídia Lopes.

Carros
Em ritmo "fazemos qualquer negócio", as concessionárias de veículos de Belém e Ananindeua conseguiram acordo sindical para funcionar normalmente hoje, ultimo dia do mês. Corra!

Marajó
Nesse período de chuvas, têm sido com bastante emoção as viagens da lancha rápida para Soure e Salvaterra.

Mosqueiro
A maré acabou completamente com o acesso a praia do Marauh. Murubira e Porto Arthur estão por um fio. E as chuvas estão só começando.

Prise
O Ideal, com Sérgio Cunha Trindade Jr., faturou o 1º lugar Geral no Prise da Uepa. O aluno também fez curso de férias de uma semana no Physics.

Sal
Terá Feijoada Pré-carnavalesca no domingo que vem, no Privê do Atalaia.

Chinatown
As ruas 28 de Setembro e 13 de Maio vão acabar se transformando numa só, uma Chinatown no tucupi, tal a quantidade de chineses que nelas estão se estabelecendo.

Peixe
A tradicional Casa da Peixada, do "Seu" Bastos, na 14 de Março perto da Gentil, acaba de ganhar novo sócio, Caio Leyser, que decidiu abrir para a rua e refrigerar o ambiente. O restaurante Ver-o-Peixe funciona para almoço e jantar, de terça a domingo.

Voto
O deputado estadual Lélio Costa, do PC do B, será candidato a prefeito de Belém.

Medicina
Amanhã, começa o ano letivo dos novos alunos do concorrido curso de Medicina da Famaz. São várias atividades organizadas pelos docentes e alunos veteranos.

Cirurgia
Encerram-se na quarta, as inscrições para o mestrado em Cirurgia Experimental e Pesquisa Experimental da Uepa.

Chocolate
Salomão Habib está compondo uma música para o Chocolate Gaudens, marca do chef Fábio Sicilia, que será lançado oficialmente ao mercado nesta Páscoa. Inicialmente, as vendas serão exclusivas na Don Vino, que já oferece em suas prateleiras duas marcas regionais, a Amazônia Cacau e Nayah.

Açaí
Vidaçaí Alimentação Saudável abrirá amanhã, no mix do Bosque Grão-Pará.

Prevenção
Na quinta, o Hapvida vai realizar mais uma ação de prevenção. Desta vez estará no cruzamento da Augusto Montenegro com Centenário, distribuindo panfletos informativos e camisinhas.

Coaching
A Cia. Brasileira de Coaching terá mais uma turma de Formação Internacional em Coaching, em Belém. O primeiro módulo de 6 a 9 de fevereiro e o segundo, de 10 e 13 de março.

Paragominas
Todo o mobiliário do Shopping Paricá é produzido na própria Paragominas pela fábrica Bauhaus, do empresário Odilon Bellesi.

Missa
O Castanheira inaugurará em seu mix nesta terça, a Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Castanhal
Será em Castanhal, no dia 17 de março, o próximo seminário Desafios do Crescimento, do Sebrae. O evento reúne empresários e micro e pequenas empresas e expert em gestão, com foco no drible da crise.

Curso
O MEC autorizou os cursos Engenharia Ambiental, da Faculdade Master de Parauapebas, e Inglês (Letras), da Faculdade de Educação Eliâ, de Tailândia.

Carnaval
O Pátio Belém preparou para o próximo final de semana, uma oficina ecológica da Ong Noolhar, que ensinará as crianças a confeccionar adereços carnavalescos feitos com materiais reciclados. O evento também terá o bailinho de carnaval da NET, das 14h às 20h.

Polvo
Polvo laqueado é a nova sensação do Sushi Ruy Barbosa. Os tentáculos servidos inteiros acompanham risoto de cítricos e redução de limão. Criação do famoso chef Ray, que está por lá desde setembro.

Cristo
Amanhã, às 18h, no Pátio Belém, terá show da banda Cristo Alegria. Lançamento oficial do evento Cristo Alegria Aviva 2016.

Beleza
A Depyl abriu sua expansão no Pátio Belém, agora com fotodepilação e Camarim Look (design de sobrancelha). Já o Spa do Pé abrirá sua loja no shopping logo após o Carnaval.

Conteúdo
A FGV/Ideal mantém matrículas abertas para dois cursos: MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria e MBA Executivo em Saúde com Ênfase em Gestão de Hospitais e Clínicas. O primeiro módulo iniciou neste final de semana.

Energia
Já navegando para chegar a Belém, agora no início de fevereiro, o navio especial "Bracante", de 4,5 mil toneladas, trazendo o cabo da Celpa que levará energia firme para o Marajó.

Navegação
À deriva. Decorridos 60 dias do acidente em que uma balsa liquidou com o farolete da barra, na Baía de Guajará, continua tudo sem sinalização.

Pós
Acabam de ser reconhecidos pelo MEC, 36 cursos de pós-graduação, stricto sensu, no país. Entre eles, o Gestão de Riscos e Desastres Naturais na Amazônia, da UFPA.

Comitê
O CNJ nomeou o Juiz do Trabalho?do TRT 8ª, Jônatas dos Santos Andrade, para o Comitê ?Executivo Nacional Judicial de Enfrentamento à Exploração do Trabalho? em Condição Análoga à de?Escravo e ao Tráfico de Pessoas. O comitê é formado por 10 membros.

Jambu
O Bloco do Jambu, de Élida e Kaveira, sairá hoje com concentração na Praça do Arsenal. Dissidente e crítico.

Autista
O Pátio Belém, em parceria como Moviecom, realiza hoje, às 13h40, a primeira sessão de cinema para autistas com som mais baixo e sala mais iluminada. Sessão para 54 pessoas com entrada gratuita para autistas e meia entrada para acompanhantes.

EM ALTA
Pão
Em maio, será inaugurada a padaria Pão & Arte, no mix do Pátio Belém.
Shopping
O Metrópole Ananindeua atingiu 70% de comercialização. Inauguração no início do ano que vem.
Parque
A praça de alimentação do Parque Shopping ganhou uma operação da Grelhatto.

EM BAIXA
Propaganda
Unilever (OMO, Kibon, Arisco) é o anunciante mais punido pelo Conar em 2015.
Cheque
Foram mais de 15 milhões de cheques devolvidos em 2015. Bateu o recorde.
Voo
Prejuízo de 13 bilhões leva companhias aéreas a reduzirem voos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias