plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Confira os destaques da coluna de Mauro Bonna

Um Porto Maravilha em BelémAinda neste semestre, a CDP deverá leiloar os armazéns ociosos no porto de Belém e a imensa área retroportuária no Reduto. Um master plan, tipo o Porto Maravilha desenvolvido no Rio, está sendo gestado. Deverá ser uma proposta s

Um Porto Maravilha em Belém
Ainda neste semestre, a CDP deverá leiloar os armazéns ociosos no porto de Belém e a imensa área retroportuária no Reduto. Um master plan, tipo o Porto Maravilha desenvolvido no Rio, está sendo gestado. Deverá ser uma proposta só, nada de retalhar em lotes. Adotará como modelo o PMI – Procedimento de Manifestação de Interesse.

Hydro concentra em Belém
A Hydro no Brasil, subsidiária da Norsk Hydro, com operações em Paragominas (mina) e Barcarena (Albras e Alunorte) e uma das maiores produtoras de alumínio do mundo, agora decidiu concentrar em Belém a administração de todas as suas atividades no país, antes instaladas no Rio. Acaba de alugar oito dos 18 andares da sofisticada Torre Infinito, na Gentil com Benjamin, para estabelecer sua sede. Em abril, trará mais de 300 colaboradores para a cidade.

Hoje é dia de Ver-a-Boia
A Estácio-FAP capacitou dez boieiras no Ver-o-Peso e hoje realiza um festival gastronômico na feira, onde os consumidores através do voto escolherão a melhor. A vencedora vai para São Paulo, com tudo pago, participar de festival gastronômico e estagiar com a chef Morena Leite, no restaurante Capim Santo.

Marajó vapt-vupt
Roteiro bate e volta, principalmente para quem vem a congressos: sai às 8h e volta às 16h, na superlancha é claro. Visita a Joanes e Salvaterra, mergulho vapt-vupt, uma olhadinha aos búfalos e almoço na Pousada dos Guarás. Depois é só espalhar as fotos nas redes sociais de que esteve no Marajó.

MB Realty Group: nova marca e nova sede
Concluída a estrutura do hotel Holiday Inn- República na Piedade. Inauguração em setembro. O empresário Márcio Bellesi decidiu transferir a sede de seu MB Realty Group, para o anexo do hotel com 1.200 metros quadrados de área e heliponto. Reunirá em um só espaço as superintendências de shoppings, hotelaria, engenharia, incorporação, logística e contabilidade. O grupo também abriu filial em Curitiba, e iniciará com um hotel Holiday Inn e Residence, no Ecoville.

Pará: almoxarifado do Brasil
O linhão de Belo Monte até a cidade de Rezende no Rio, usará o sistema de corrente contínua, o que não permitirá que a energia seja aproveitada pelos estados por onde passará. A usina em final de construção, só fornecerá para os estados do Sul, impedindo que até o Pará, onde está instalada, receba a energia.

Run UP Metropolitan
Latina Promo, junto com a Federação de Atletismo, já está trabalhando na próxima corrida Vertical Run UP Metropolitan. Será no domingo, dia 3 de abril, totalmente indoor, no próprio Metropolitan Tower. Para este ano estão estimando 500 participantes, percurso de seis andares de rampa e 21 andares de escada com 400 degraus. O melhor tempo do ano passado foi de três minutos e 17 segundos. As inscrições serão abertas em fevereiro.

Recorde demanda internacional de passageiros
Em novembro passado, a demanda do transporte aéreo internacional de passageiros das empresas brasileiras apresentou crescimento pelo 21º mês consecutivo, com aumento de 8,5% quando comparada com o mesmo mês de 2014. Já a oferta internacional registrou o 16º mês consecutivo de crescimento, com alta de 10,6% em comparação a novembro de 2014. Tanto a demanda quanto a oferta internacional foram recorde para o mês de novembro nos últimos dez anos.

--

Internacional
Antes que cancelem voos por falta de passageiros, por prudência a TAM deveria ficar com uma frequência semanal entre Belém e Miami, assim como a TAP para Lisboa. Até que passe a turbulência. Na última quinta, a TAP alegou pane e não decolou.

--

Contas
A posse solene da nova conselheira do TCE-PA, Rosa Egídia Crispino Calheiros Lopes, ocorrerá no dia 18 de fevereiro, às 16h30.

Criança
A antiga clínica do plástico Paulo Maurício Melo, na Bernal do Couto, reabrirá em abril como Hospital Pediátrico da Unimed – HPU.

Leitos
A Unimed conclui reforma em sua unidade da BR-316, aumentando o número de leitos. E a cooperativa iniciou ação para incrementar sua rede de atendimento em Castanhal.

Hospital
A Unimed Belém vai investir na reforma física e na instalação de equipamentos em seu hospital da Castelo. A cooperativa faturou 800 milhões em 2015. Estima chegar a 1 bilhão neste ano e sanar suas dívidas para retomar, em 2017, a divisão de lucros.

Poluição
A Justiça Federal suspendeu atividades da Vale no Porto de Tubarão. Motivo: pó preto. Aqui a Cibrasa espalha pó de carvão mineral no Outeiro e fica por isso mesmo.

Cruzeiro
Nesta terça, jogará âncora ao largo de Icoaraci, o navio de cruzeiro “Maasdam”, da Holland America. Vem de Paris com 1.100 passageiros começando por Belém uma longa viagem pelo Brasil.

Turismo
A “Folha” publicou uma pesquisa realizada em 2014, pela Setur, em Belém: 86% dos turistas criticam a limpeza urbana e 83% reclamam da falta de segurança na cidade.

Chuva
Os lojistas do Bosque Grão-Pará estão pedindo um serviço de valet. Estacionamento descoberto, e o período de chuva chegou.

Eucarístico
O orçamento do Congresso Eucarístico Nacional, em agosto, em Belém, alcançou 8 milhões de reais. Uma comissão foi formada para buscar apoio junto ao empresariado com cotas prata, ouro e diamante.

Argumento
Amanhã, na pauta do Argumento: Cezar de Mendes (chocolate), Sidney Leite (filmagens) e o casal carnavalesco André e Élida Kaveira. Às 22h15, na RBATV.

Casa nova
O empresário Raul Aguilera inaugura ainda neste mês, um QG na Presidente Pernambuco em frente a Gentil. Além do mercado imobiliário promete retornar ao varejo.

Líder
O Grupo Líder contratou o escritório Couceiro & Rubim para projetar a sua nova loja em Icoaraci, na Manoel Barata com Berredos. O chalé lá existente será totalmente restaurado, ligado ao supermercado e magazine, abrigará restaurante com sacada ao fundo para a baia.

Inveja
Os 462 anos de São Paulo, amanhã, terá 46 shows em praça pública, feira gastronômica e será feriado.

Internet
O Pará fechou novembro com 279.603 acessos de banda larga fixa. O serviço estava presente em 12,21% dos domicílios. A região Norte contava com 854.737 de acessos, presente em 17,39% dos domicílios.

Gourmet
Sucesso o buffet de almoço do Retiro da Sé. Às sextas, tem a esticadinha e o almoço segue até o happy hour com som do DJ Herlau.

Tudo
Neste final de semana, a rede Big Ben realizou o seu primeiro Tudo do ano. A ação promocional atingiu todas as lojas no Pará. Roger Aguilera continua como garoto-propaganda.

Saúde
A disputa pelas 20 vagas do mestrado Ensino em Saúde na Amazônia, na Uepa, reuniu 152 candidatos em prova realizada na sexta. Recorde. A maioria é médico.

Medicina
A nova diretoria da Academia Paraense de Medicina terá posse nesta quarta. Ubirajara Salgado na presidência, José Antônio Cordero, na primeira vice, e João Paulo Mendes Jr., na segunda.

Famaz
Terminará no dia 30, o período de transferência externa para o curso de Medicina da Famaz. Em seguida, a faculdade receberá transferências de graduados em saúde. Isto é, profissional de saúde já formado, poderá realizar processo seletivo especial para cursar Medicina.

Cavalgada
Novo roteiro radical no Marajó: seis dias em cavalo marajoara, com hospedagem na Pousada dos Guarás e fazendas. Guia especializado.

Pneu
O sucesso da campanha “Compre 3 e Leve 4” obrigou a RR Pneus a prorrogá-la até 15 de fevereiro. Toda a linha de pneus Camionete, Bridgestone e Firestone.

Praia
A comunidade da praia do Marauh, em Mosqueiro, pleiteia da prefeitura 200 metros das defensas de concreto que protegem a obra do BRT, para tentar improvisar uma barreira que segure o avanço da maré sobre a rua de acesso.

Crime
A Secretaria Nacional de Segurança Pública identificou 81 cidades onde aconteceram 48,5% dos assassinatos em 2014. São 10 municípios na região Norte, sendo quatro no Pará.

Zeno
Um paraense que estuda na Faculdade de Direito de Lisboa viu apressado, em direção a uma sala de aula, o catedrático e constitucionalista Jorge Miranda. Ele levava nas mãos o livro biográfico de Zeno Veloso.

Porto
Foi antecipado para o dia 31. Na BM&FBovespa, a Antaq realizará leilão para arrendamento de áreas e infraestruturas públicas em portos paraenses. Serão quatro leilões: um para áreas do Terminal de Outeiro e do Porto de Belém; dois para áreas do Porto de Santarém e um para área do Porto Vila do Conde.

Palma
O Pará produziu cerca de 500 mil toneladas de óleo de palma em 2015. Boa, mas poderia ser melhor não fossem os entraves fundiários e os demorados licenciamentos ambientais.

Dengue
O estacionamento do aeroporto de Carajás passa por um mutirão de limpeza, agora regularmente. O foco da Infraero é o combate ao Aedes aegypti.

Índio
A Funai restringiu, por três anos, a entrada de pessoas em área de índios isolados da Terra Indígena Ituna/Itatá, localizada em Altamira e Senador José Porfírio.

Estreia
Amanhã, o aeroporto de Manaus receberá o primeiro A350 XWB das Américas. O voo inaugural do avião da TAM cumprirá a rota São Paulo – Manaus. A aeronave tem capacidade para 348 passageiros.

Queda
Em novembro de 2015, a demanda por transporte aéreo doméstico de passageiros registrou forte queda de 7,5%, na comparação com o mesmo mês de 2014. Esse é o quarto mês consecutivo de redução da demanda após período de 22 meses de crescimento.

Crescimento
Somente a Avianca apresentou crescimento na demanda doméstica em novembro de 2015, comparada com o mesmo mês de 2014: 16,0%. Azul, GOL e TAM registram retração de 4,5%, 10,8% e 11,9%, respectivamente.

Boi
Hoje, o encontro dos pecuaristas de gado de corte vai ser em Itupiranga, no 76º Leilão Comercial do sindicato de produtores locais.

Luz
O Pará liderou mais uma vez o ranking do “Luz para Todos”, elaborado pelo MME. De responsabilidade da Celpa no estado, até dezembro de 2015, o programa beneficiou 16 mil famílias. Só em dezembro, foram realizadas 3.747 ligações à rede de energia.

Advogado
A Receita esclareceu que são necessárias outras mudanças na legislação, (atualização da Lei Complementar 123, que criou o Simples Nacional), para que advogados autônomos possam optar pelo Supersimples.

Crédito
O BB, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander se uniram para criar uma empresa gestora de inteligência de crédito. Ela permitirá ao setor bancário e demais instituições da área aprimorar a capacidade de análise.

Santarém
Com a presença de Helder e Paulo Rocha, foram inauguradas ontem, as obras de reforma e ampliação do aeroporto de Santarém/Maestro Wilson Fonseca. Investimentos de 9,2 milhões, parte do PAC. Capacidade do terminal passou de 1 milhão de passageiros/ano para 1,83 milhão de passageiros/ano. O estacionamento passou de 89 para 249 espaços.

EM ALTA
Bosque
O Play Games inaugurou ontem, no mix do Bosque Grão-Pará. São 800 metros quadrados de diversão.
Luta
Na quinta, Rogério Minotouro estará ao vivo no programa Metendo Bronca da RBATV, a convite do Centrão Telecom.
Genérico
Segundo auditoria da IMS Health, em 2015 cresceu em 50% a comercialização do genérico do Viagra no país.

EM BAIXA
Dívida
Pesquisa da CNI aponta crescimento no número de famílias sem capacidade de pagar contas atrasadas.
Carro
Vendas de carros novos começaram o ano em forte queda e montadoras continuam paradas.
Morte
As mortes por intervenção policial subiram 40% no Brasil, em 2015.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias