plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Confira os destaques da Coluna de Mauro Bonna

Novo hospital próximo ao Bosque A obra do hospital Porto Quality, na Governador, segue em ritmo frenético. Com mais de 90% comercializado, o empreendimento fruto de parceria entre o Grupo MB Capital e o Hospital Porto Dias, promete antecipar em 12 meses a

Novo hospital próximo ao Bosque
A obra do hospital Porto Quality, na Governador, segue em ritmo frenético. Com mais de 90% comercializado, o empreendimento fruto de parceria entre o Grupo MB Capital e o Hospital Porto Dias, promete antecipar em 12 meses a entrega. E no embalo, os empresários Márcio Bellesi e Antônio Dias bateram o martelo para repetir a parceria, agora na avenida Centenário, próximo ao shopping.

Os 45 anos de sucesso da Plancon
Uma das mais longevas construtoras do segmento imobiliário no Pará, a Plancon, dos Sabado, festeja os seus 45 anos de sucesso. Construindo apenas dois prédios de cada vez, com calma, esmero e sem financiamento bancário, a Plancon é recordista na velocidade com que vende os seus produtos. Hoje, com um brunch para os clientes, a Plancon entregará o seu 22º prédio residencial, o edifício Amalfi, na Roberto Camelier, que inova em segurança com interfone inteligente, onde o morador visualiza o porteiro e visitante de uma tela de LCD. O próximo será o Ravello, na Apinagés. Amanhã, José Nicolau e José Osvaldo Sabado estarão no Argumento da RBA.

Casa Cor vira grife de produtos de decoração
André Moreira e Daniela Kress voltaram da convenção da Casa Cor, em São Paulo, com muitas novidades. A mostra, como a que acaba hoje, passará a ser bienal. No ano que vem a marca completará 30 anos e a ideia é que 2016 seja um ano inteiro de comemorações, com a Casa Cor Star. A Casa Cor estuda ainda uma linha de produtos de decoração licenciados com lojas física e virtual.

Acrópole agora é Geekie
O Sistema Educacional Acrópole, que recentemente recebeu a Certificação de Escola credenciada à Unesco, acaba de ganhar mais um diferencial ao fechar parceria com o Geekie, a melhor plataforma de solução educacional do Brasil e a única em todo o país certificada pelo MEC. Um reforço e tanto no aprendizado dos alunos da instituição e um novo plus ao já conceituado sistema de ensino do Acrópole.

Cruzeiro asiático na Amazônia
A companhia de cruzeiros na Ásia, Pandaw River Expeditions, incluiu o Pará em roteiro para 2016. As viagens ocorrerão nos dias 16 de janeiro, 5 de novembro e 8 de dezembro, no navio parceiro “Amazon Dream”. A viagem começa em navio de luxo no Rio. Em seguida, as Cataratas do Iguaçu. A partir do sexto dia a viagem à Amazônia inicia e se estende por mais nove dias. O ponto de partida é Santarém e passa pelo encontro dos rios Tapajós e Amazonas. Na programação há passeios pela floresta, paradas em Alter do Chão, contato com a vida selvagem da região, pesca de piranhas e também visita a algumas vilas quilombolas. Este é um dos mais extensos cruzeiros proporcionados pela companhia, que conta com um tripulante para cada dois passageiros.

Eclusas sem uso há cinco anos
Agora no dia 2, o Dnit abrirá as propostas para as obras de derrocamento do Pedral do Lourenço. Neste quarto edital, o órgão aumentou para 560 milhões o pagamento para quem tocar a obra. Em novembro de 2010, Lula inaugurou as eclusas de Tucuruí, após 1,6 bilhão de reais de investimento e anos de construção. Passados cinco anos, as eclusas permanecem sem uso, por conta do pedral, um trecho do rio Tocantins de 43 quilômetros de extensão que impede a navegação contínua.

Éder Mauro estrutura campanha
A campanha do pré-candidato delegado Éder Mauro começa a ganhar corpo e uma equipe forte. Alexandre Amaral, através da Ivo Amaral Publicidade, e Marcus Pereira, com a sua Gamma Comunicação, estarão na linha de frente; Gustavo Bento, da Agência Virtù, vai cuidar do marketing digital; Anderson Reis, da Five Produções, será o responsável pela produção dos programas de televisão. Toda a coordenação jurídica ficará a cargo do escritório Mauro Santos, que contará com o apoio de Amanda Lima Figueiredo.

Benevides entre as mais desenvolvidas
A “Exame” divulgou o ranking das 50 cidades pequenas mais desenvolvidas do Brasil. A paraense Benevides, que tem uma população estimada (em 2015) de 58.637 habitantes, ostenta a 34ª colocação. O ranking foi criado a partir da análise de 13 indicadores econômicos, como PIB per capita (13.959,32 em 2012), crescimento dos empregos formais, importações e exportações.

Banco
O BC já deu o aval para o BB e Bradesco, juntos, criarem um banco para população de baixa renda. A nova instituição começará a funcionar agora em 2016. Mira cerca de 160 milhões de brasileiros que recebem até três salários mínimos mensais.

Biografia
Será na sede da OAB-PA, às 19h desta quinta, o lançamento do livro “Zeno Veloso – A trajetória de um jurista e professor”, a sétima biografia da Coleção Sucesso Paraense, das editoras Verde e Guia.

Hotel
O grupo paraense MB Capital pousou em São Luís. Comprou hotel na Avenida dos Holandeses, na praia do Calhau. Após retrofit receberá a bandeira Holiday inn Express.

Formosa
Será nesta quinta, com o tradicional café da manhã, a abertura do lojão do Formosa-Umarizal. Inicialmente o supermercado e em maio, o magazine. É o quarto lojão do grupo.

Luta
Bony Açaí deixou a parceria com a Academia Machida. E a Machida parte para o sistema de franquia. Sua próxima unidade própria será no Metrópole Ananindeua.

Estação
O novo presidente da OS Pará 2.000, o advogado Alano Pinheiro, já chega com o desafio de providenciar o réveillon da Estação em pouquíssimo tempo.

Gabinete
Gabriela Chaves Landé, que acaba de deixar o comando da OS Pará 2.000, assumirá o cargo de direção do Núcleo de Monitoramento da Gestão, no Gabinete do governador.

Roxy
Em breve, um aplicativo que informa a posição na fila de espera do Roxy, no Bosque. Aguarda a melhora do sinal de celular dentro do shopping.

Metrópole
A comercialização do shopping Metrópole Ananindeua chegou a 67%. As obras seguem aceleradas com previsão de inauguração no Natal do ano que vem. Será o sexto shopping na Grande Belém.

Cinema
As salas de cinema da UCI, no Bosque, abrirão no dia 17 de dezembro. Vão ter chaises longues e algumas fileiras com poltronas semirreclináveis. Também um espaço para eventos infantis.

Bosque
No seu primeiro Natal, o Bosque vai sortear dois Jeep Renegade e 50 kits, que incluem jantar no Roxy e ingressos para os cinemas durante um ano.

Minério
O Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo acabou saindo para um jornalista de Minas Gerais. Pelo visto, faltam visões positivas sobre a atividade mineral para a maioria dos jornalistas paraenses.

Náutica
O grupo Amazônia Náutica, de Eduardo Ferreira, está investindo em um complexo náutico na região do rio Maguari. Marina e estrutura técnica para atender embarcações com conforto e segurança para os navegantes.

Landi
Neste domingo, o projeto Circular Campina-Cidade Velha conta com uma programação especial baseada na obra do arquiteto Antonio Landi. Ela faz parte do Projeto de Extensão Roteiro Geo-Turístico da UFPA.

Moda
A franquia Christian Salvatory, moda masculina, feminina e infantil, chegou a Belém. Distribuidora na BR-316 para atuar no varejo e atacado. Inaugura loja agora em dezembro, no Bosque.

Pediatria
Nesta terça, o II Encontro Nacional dos Facilitadores da Estratégia Aidpi Neonatal será encerrado, no Crowne, com a posse da nova presidente da Sociedade Paraense de Pediatria, cargo atualmente ocupado por Rejane Cavalcante.

Viagem
Com mais de 26 anos no mercado e a única eleita cinco vezes como a melhor empresa de intercâmbio do Brasil, a CI, comandada em Belém por Daniel e Lucas Sobrinho, está realizando até amanhã, a Black Week.

Coaching
Gyselle Vaz segue para mais uma etapa do seu curso de MBA em Coaching. É uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Coaching e a Fappes (Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior).

Sanduba
Roberto Hundertmarck e Renan Barata acabam de estrear no bairro do Reduto, a nova cozinha industrial que dá suporte ao Hermanos Food Truck. Aliás, passaram a estacionar também na Rockfeller Barbearia, da Braz.

Música
Até sexta estão abertas as inscrições para o 8º Fempa (Festival de Música de Parauapebas). No site da prefeitura (www.parauapebas.pa.gov.br) e na Secult.

Crime
Membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, o paraense Gustavo Pastor Pinheiro quer implantar no estado, já em 2016, um Laboratório de Ciências Criminais voltado para estudantes com interesses nessa área.

Fotografia
Em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, na quinta, o Aeroporto de Belém promoverá a exposição “Minha Ilha – Campos abertos do Marajó”, do fotógrafo Octavio Cardoso. Na mostra, são utilizados recursos de audiodescrição e experiência tátil para facilitar a compreensão das pessoas com deficiência visual.

Árvore
Amanhã, a Celpa realizará um workshop para discutir a gestão de arborização e o sistema elétrico de Belém. Pretende alinhar os trabalhos de planejamento e manejo da arborização

Pizza
A Pizza Loca agora tem pizza em dobro, às segundas e quintas. Em breve, novo cardápio de massas.

Curta
Mais de 250 filmes estão inscritos na 7ª edição do festival Curta Carajás, que ocorrerá de 9 a 12 de dezembro, em Parauapebas. Desde a primeira edição, são mais de dois mil curtas metragens inscritos, de quase todos os estados. Serão distribuídos 20 mil reais em premiação.

Retração
Dados do Banco Central: com a alta do dólar, em outubro gastos de brasileiros no Exterior caíram 52,67%, em relação ao mesmo mês de 2014.

Cadeirinha
O Contran passou para 1º de fevereiro de 2017, o início da fiscalização do uso da “cadeirinha” para transporte de crianças com até sete anos e meio nos veículos escolares.

Índio
A Uepa realizará neste final de semana um vestibular específico para o curso de Licenciatura Intercultural Indígena, cujas aulas serão realizadas na aldeia Tembé do Cajueiro, em Paragominas. O curso é voltado exclusivamente para candidatos indígenas.

Açúcar
A Pagrisa está entre as 10 usinas do Norte e Nordeste que têm cota extra de exportação de açúcar para os EUA, de acordo com o Ministério da Agricultura. Serão 436,93 toneladas.

Transbordo
A Antaq reconheceu a possibilidade de celebração de contrato de adesão entre a Secretaria de Portos e a Norte Log, visando a autorização para construir e explorar instalação portuária na modalidade ETC (Estação de Transbordo de Carga), em área total de 93.405 metros quadrados, em Belém.

Frente
Em sessão ordinária, a Alepa escolheu os integrantes da recém-criada Frente Parlamentar Municipalista, proposta por João Chamon (PDB), que agora é seu primeiro presidente.

Ironman
Carlos Magalhães, delegado da PC e triatleta, representa o Pará hoje, no circuito Ironman 70.3 Punta del Este, com atletas de outros 23 países. Percorrerá uma distância de 1.8 quilômetro de natação, 90 quilômetros de ciclismo e 21 de corrida.

Colorido
Flávio Barra voltou a Belém com o seu projeto de grafitti Santo Forte nas Ruas. O bar e restaurante Suburbia, na Senador com Soares Carneiro, agora exibe em uma de suas paredes internas as fortes cores da arte de Flávio.

Exemplo
Em Manaus, entre 17 e 19 de julho, foram mortas 34 pessoas em execuções. Na sexta, a Segup AM deflagrou uma operação com a PM e PF: com mandados nas mãos, prendeu 31 suspeitos, dentre eles 12 PMs. Aqui, até agora só blá-blá-blá sobre prisões de envolvidos em execuções.

Piquiá no combate à celulite
A Pronatus da Amazônia, com aporte financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, em parceria com a Ufam (Universidade Federal do Amazonas), está desenvolvendo um creme à base de piquiá para ser usado contra a celulite. Embora existam outros tipos do fruto no país, somente o da região amazônica apresenta efeito antioxidante e anti-inflamatório, até maior que o da copaíba. A pesquisa surgiu há dois anos na Ufam. Em breve o produto já estará no mercado.

EM ALTA

Vacina
A Climep continua em expansão. Novas unidades surgirão na Cidade Nova, Augusto Montenegro e Paragominas.

Fasano
Chegaram os panetones Fasano, tradicional e de gianduia (Nutella) na enoteca Don Vino.

Castanhal
Grupo Estácio realizará vestibular no dia 23 de janeiro, na Fcat, em Castanhal, estreando o curso de Engenharia Civil.

EM BAIXA

Pesquisa
Segundo a Uni de Barcelona, a tela de celular tem 30 vezes mais bactérias que o vaso sanitário.

Lama
Governo federal vai à Justiça para cobrar 20 bi da Vale e BHP pelo estrago em Minas.

Ourilândia
Por descumprir licença ambiental, Justiça paralisa as atividades da Onça Puma.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias