plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Confira os destaques da Coluna de Mauro Bonna

Cosméticos à base de pupunha e buritiO Inpi acaba de patentear quatro biocosmético produzidos a partir do buriti e da pupunha. Eles foram desenvolvidos no Inpa pela pesquisadora Helyde Albuquerque Marinho à frente de uma equipe de professores da Ufam e UF

Cosméticos à base de pupunha e buriti
O Inpi acaba de patentear quatro biocosmético produzidos a partir do buriti e da pupunha. Eles foram desenvolvidos no Inpa pela pesquisadora Helyde Albuquerque Marinho à frente de uma equipe de professores da Ufam e UFPA, desta, Sônia Maria Braga dos Santos. Os quatro produtos, que agora já podem ser produzidos em escala industrial, são: sabonete sólido, a emulsão evanescente e o sabonete líquido, todos à base de óleo de pupunha e buriti, e o creme antioxidante à base de óleo de pupunha.

Leilão de energia no Pará
No dia 6 de novembro, na BM&FBovespa, o governo vai realizar leilão para contratar serviço de transmissão de energia elétrica. No Pará são dois lotes: um com “linhão” Vila do Conde - Marituba (56,2 quilômetros); Marituba - Castanhal (68,6 quilômetros); Marituba - Utinga (10,4 quilômetros), além de Subestação em Marituba; o outro, com “linhão” Xinguara II - Santana do Araguaia e Subestação em Santana do Araguaia.

Enem só perde para exame chinês
Neste sábado e no domingo, 7.746.118 participantes farão o Enem, a segunda maior prova de acesso ao ensino superior do mundo, atrás somente do exame gaokao, realizado na China. Neste ano, superou os 9 milhões de inscritos. Mas, no exame chinês, os estudantes têm apenas uma chance de acesso à educação superior. No Enem, as mulheres são maioria, 4.458.265, ou cerca de 57,5%. A maioria dos candidatos se declarou parda, 45,5%, ou mais de 3,5 milhões; outros 2,8 milhões se declararam brancos e 983 mil, negros. O Sudeste é a região com maior número de inscritos, 2,8 milhões; Nordeste, 2,4 milhões; Sul (915 mil); Norte (817 mil) e Centro-Oeste (702 mil). A edição 2015 é a primeira vez de 2.525.080 participantes; outros 5.221.038 repetem o exame.

Rapidez
Dois ângulos da corrida da Santinha: quem vai na corda pede que chegue logo para diminuir o tempo de sacrifício. Porém, todo o entorno relacional e principalmente o comercial, lamentam tanta pressa.

Pressa
Sobraram canudinhos e empadas em muitas varandas da avenida Nazaré. No ano que vem, o tradicional uisquinho será substituído por café com leite.

Sono
A Casa de Plácido precisa olhar para o grande número de pessoas que fica ao relento na noite da Trasladação para o Círio. O tempo entre meia-noite e quatro da manhã é muito curto para quem mora longe.

Som
Além das obsoletas e desnecessárias caixas da tal sonorização, agora está havendo conflito de homenagens. Um quer cantar mais alto do que o outro. Poluição total.

Galisteu
Hoje, a Dismelo traz para seu estande na SuperNorte, Adriane Galisteu. Antes ela passará no Planeta Cosméticos. Fará o lançamento da nova linha de produtos da Lightner, da Cless Cosméticos.

Fapen
Via portaria, o MEC autorizou os novos endereços de cursos da Fapen: Administração sai da Tamandaré para a Mundurucus, 1427. O de Ciência da Computação deixa a Castelo e vai também para a Mundurucus.

Estratégia
A ACP e o Centro de Excelência em Estudos Empresariais promovem, hoje, a palestra “Planejamento Estratégico com Canvas”, com Thiago Balieiro.

Dançante
A Tenda Eletrônica, grande novidade do réveillon da AP, neste ano, terá efeitos de luz, vídeo e som assinados pela JefferSom, de Jefferson Goldenberg.

Visto
Projeto de lei aprovado na Câmara e que segue para o Senado, prevê que turistas estrangeiros que entrarem no Brasil, até 18 de setembro de 2016, não precisarão de visto de entrada.

Estadualização
A CCJ da Alepa aprovou projeto de Indicação que estadualiza 260 quilômetros do corredor que liga Marabá a São Félix do Xingu, conhecido como “Estrada do Rio Preto”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias