plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
MAURO BONNA

Confira os destaques deste domingo

Chef Fábio Sicilia no Sirha Rio O chef e sommelier Fábio Sicilia será um dos cinco conferencistas do Sirha Rio. Ele falará na sexta, com o tema “Tecnologia dos alimentos: como aliar requinte à simplicidade artesanal”. O Sirha é o maior evento de gastrono

Chef Fábio Sicilia no Sirha Rio

O chef e sommelier Fábio Sicilia será um dos cinco conferencistas do Sirha Rio. Ele falará na sexta, com o tema “Tecnologia dos alimentos: como aliar requinte à simplicidade artesanal”. O Sirha é o maior evento de gastronomia da Europa que agora chega ao Rio. Ocorrerá desta quarta a sexta, no Centro de Convenções SulAmérica, sob a presidência do chef Claude Troigros. Expectativa de 10 mil profissionais. É referência mundial para os setores de hotelaria e de serviços de alimentação.

Colégio Moderno muda de endereço

Em projeto retrofit de Ramirez Chaves, o centenário Colégio Moderno adotará a Gentil como endereço. Com entradas independentes, Modernão e Moderninho, a estrutura será totalmente integrada. Enquanto isso, o prédio antigo do colégio, pela Quintino, alugado para o Grupo SER por 20 anos nos períodos vespertino e noturno, ampliou o aluguel também para o matutino.


MEC autoriza novos cursos

Já estão autorizados os cursos de Pedagogia, Psicologia, Odontologia, Gestão Portuária (Tecnológico) e Educação Física da Faculdade Maurício de Nassau, em Belém, e Psicologia da Faculdade do Tapajós, em Itaituba. O MEC também reconheceu os cursos de Educação do Campo do IFPA-Bragança; Saneamento Ambiental (Tecnológico) do IFPA-Tucuruí; Educação do Campo do IFPA-Castanhal; Português e Inglês da Ufopa, em Santarém, e Administração da Fapen, em Belém.

Cosmopolita aguarda publicação

A Faculdade Cosmopolita, dirigida pela professora Izabel Amazonas e com campus zerado na Tavares Bastos, já recebeu a visita do MEC. Aguarda a publicação de sua liberação no Diário Oficial da União. Pretende realizar o primeiro vestibular para dez cursos de graduação agora no final do ano.

SuperNorte movimenta o Hangar

José Oliveira, presidente da Aspas, comandará amanhã a abertura de mais uma prestigiada SuperNorte. A cerimônia oficial será às 16h, no auditório do Hangar. Na Feira de Produtos, Serviços e Tecnologias são 70 estandes com mais de 250 marcas representadas, onde cerca de 30% dos expositores marcam presença pela primeira vez. A SuperNorte vai apresentar na terça, o engenheiro responsável pela área de produtos e soluções da GS1 Brasil, Paulo Crapina, para a palestra técnica “Processos de varejo: performance e produtividade”.

Sake e chef Ray no Sushy Ruy Barbosa

Estreou a carta nova de sake do Sushi Ruy Barbosa, assinada pela sake sommelier Yasmin Yonashiro. Dentre as novidades a sensação Sake Espumante que agrada muito o publico feminino. Também no comando das panelas até o final do ano, o famoso chef Ray.

O cliente é quem manda

O Pará exporta boi em pé porque existem clientes que só querem comprar boi em pé, simples assim. Lógico que seria muito melhor vender o produto final, mas o Oriente Médio, por questões religiosas, só compra boi vivo. E a Venezuela porque precisa gerar trabalho para a massa desempregada. Se o Pará não vender boi em pé, essa galera comprará da Austrália (primeiro mundo), segundo maior exportador. O papo furado contra essa exportação é dos donos de frigoríficos que veem nessa atividade um sério concorrente.

Zeno bate recorde em prefácios

No recente Congresso Luso-Brasileiro de Direito Civil, em Belém, o professor Jeferson Antônio Bacelar, coordenador do Instituto de Ciências Jurídicas da Unama e diretor da OAB-PA, fez uma revelação: pesquisa por ele realizada aponta o jurista e professor Zeno Veloso com o maior número de apresentações e prefácios em obras de autores de Direito do país. Dentre os quais, Berenice Dias, Flávio Tartuce, José Fernando Simão e Cristiano Cassetari.

Luxo corporativo no Torre Cristal

Vai começar a montagem dos módulos de vidro no sistema Uniteise, inédito no estado, do Torre Cristal, na Gentil, o primeiro empreendimento comercial com certificado Leed internacional de sustentabilidade. Voltado para grandes locações corporativas será inaugurado em março do ano que vem. Negócio de Marcio Bellesi e Juarez Simões.

Negócios

Hoje, este Caderno Negócios completa 21 anos de circulação. Pioneiro no estilo na imprensa do Pará, prossegue sua caminhada de sucesso prestigiado pelos anunciantes e pautado em inovação e boa informação.

Círio

O livro-álbum “Círio - Fé, Cultura e Arte” está disponível na livraria da Estação e na Leitura, no Pátio Belém, além da loja Lírio Mimoso, ao lado da Basílica.

Empresário

Neste mês, José Oliveira, titular do Grupo Formosa e presidente da Aspas, será homenageado pela ACP com o título de Empresário do Ano.
APBastante disputados os espaços no Baile do Centenário da AP, no dia 7 de novembro. Show de Daniel Boaventura e a Orquestra Centenário, à frente o maestro Tinoco.

Réveillon

Começaram as vendas para o tradicional réveillon da AP. Show “Coração a Batucar”, de Maria Rita. E mais, Exaltação ao Samba Enredo.

Petróleo

A British Petroleum instala base em Belém para dar suporte à perfuração de 12 poços na costa.

Renault

A Renault terá uma garagem especial na Casa Cor Pará para apresentar a nova Duster Oroch, a pick-up da montadora francesa.

Âncora

O ponto onde vai funcionar a Casa Cor Pará, no ano que vem será ocupado pela nova âncora do Boulevard.

Líder

Como tem feito anualmente, o Grupo Líder pagou na semana do Círio, a primeira parcela do 13º salário dos seus 11 mil colaboradores.

Pôquer

O Ministério do Esporte se comprometeu em criar um Grupo de Trabalho para regulamentar o pôquer no Brasil.

Games

São esperados 250 competidores no Games One, primeira competição gamer em Belém, no Bosque Grão-Pará, de 30 de outubro a 1º de novembro, com premiação de cinco mil reais. O shopping montará palco especial equipado com computadores de última geração.

Casamento

A carência de agenda e os preços praticados nas igrejas estão levando as cerimônias de casamentos para locais inusitados. E o celebrante não é mais padre, pastor ou juiz, e sim um mestre de cerimônias com voz de radialista e uma história engraçada e emocionante.

Culinária

UFPA e Sesc, apoiados pelos institutos Paulo Martins e Sabor Selvagem, desenvolvem projeto de um completo Centro de Culinária de Rua, ocupando o térreo do casario do Feliz Lusitânia. Foco no treinamento e certificação de qualidade.

Hostel

A UFPA vai instalar um hostel para estudantes e professores estrangeiros, no andar superior do casario em frente à Feira do Açaí.

Remédio

Até o final do ano, a rede Big Ben inaugurará 22 lojas novas. No interior do Pará, em Altamira, Barcarena e Igarapé-Miri. Chegará ao Sudeste, via Vitória, em shopping do Grupo Sá Cavalcante.

Inglês

No dia 14 começam as inscrições ao processo seletivo para vagas no curso Inglês sem Fronteiras, oferecido pelas universidades federais credenciadas. Até o dia 26.

Comunicação

Estão abertas até o dia 12 de novembro, as inscrições para seletiva do mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura da Unama. A relação dos aprovados será divulgada no dia 23 de dezembro. O edital está disponível no site da universidade.

Cerveja

Café Bistrô na AP possui uma variedade incrível de cervejas artesanais. Virou “point”.

Voo

No dia 21, ocorrerá o 1º Spotter Day no aeroporto de Val-de-Cans. Sportters são fotógrafos entusiastas da aviação, motivados em difundir e destacar a importância da aviação e de toda a operação aeroportuária. Inscrições até o dia 15.

Expô

Vai até o dia 30 de outubro, a exposição de Odair Mindello na galeria do hotel Quinta de Pedras.

Paz

A Santinha conseguiu a paz entre os antigos donos da Unama. Convidados de Janguiê Diniz, todos estiveram reunidos na passagem da imagem no campus BR.

Boi

Quase todo navio boiadeiro é embarcação muito antiga, ex-navios de passageiros adaptados. Só o motor é novo. O equilíbrio da carga viva sempre foi o maior problema.

Lancer

A cobertura do Lancer, no Umarizal, foi a primeira unidade comercializada. Ao todo serão 31 pavimentos com unidades de 260 metros quadrados, quatro vagas de garagem e lazer total. Parceria entre MB Capital e Quadra Engenharia.

Doce

O Festival Comidinha de Praia vai acontecer no Sal, no dia do Recírio. O Hotel Solar, que está com pacote especial para esse feriadão, vai concorrer no evento gastronômico na categoria doces e sobremesas.

Oriental

O grupo chinês Hipersol deve instalar uma brasserie oriental em 1.000 metros quadrados no mix do Bosque.

Lançamento

Adan Coelho lançará na semana que vem, o condomínio de lotes urbanizados Jardins do Lago, na Mário Covas com Augusto Montenegro.

Atração

Maricotinha e Brigaderie serão as atrações de alimentação na Casa Cor Pará, que abrirá para o público nesta quarta.

Lazer

O Reserva Santa Bárbara, na estrada de Mosqueiro, às margens do furo da Marinha, será o primeiro bairro de lazer na Grande Belém, em área de 400 hectares.

Saída

A Setran conclui o projeto de uma nova saída da cidade margeando o rio Guamá até à Alça.

Psi

O V Colóquio Internacional de Psicologia vai movimentar bastante o Crowne, de 30 de outubro a 1º de novembro.

Inflação

A Região Metropolitana de Belém atingiu a taxa de inflação de 1,01% em setembro. Itens de eletrodomésticos e vestuário registraram aumentos significantes, dado um incremento de demanda característico do período que antecede ao Círio.

Vídeo

Uma série de projeções de imagens promete chamar a atenção do público, na Doca, amanhã. O Boulevard preparou um grande espetáculo de video mapping. Em cena, o Círio.

“Bettina”

De terça a sexta, o Hospital Bettina promoverá uma ampla programação em comemoração aos 22 anos de sua fundação, que ocorrerá no dia 18.

Fogo

Neste ano, incêndios em Parauapebas e região já chegam a 59 focos em áreas de vegetação, quase o dobro dos focos registrados em todo o ano passado, 38. Os mais preocupantes estão na Floresta Nacional de Carajás, nas proximidades do Projeto S11D, já em Canaã.

Xadrez

Para formar e movimentar ratings CBX e Fide, e definir o campeão de 2015, o Clube de Xadrez da Cidade Velha vai promover o III IRT (Torneio Internacional de Ranqueamento), de 21 a 25, na sede do clube. Premiação total de 1.000 reais. Inscrições até esta quarta.

Água

Já está correndo o prazo de 10 dias dado pelo ministro Luís Roberto Barroso, que mandou ouvir Simão e a Alepa. Ele é o relator da ADI 5374 ajuizada pela CNI, com pedido de liminar, contra lei estadual que institui taxa de fiscalização sobre exploração e aproveitamento de recursos hídricos.

Guarany

Em decisão monocrática, o STJ manteve a decisão do TJ-PA no “affaire” que envolve o espólio de Admilson Pereira, que era um dos sócios da rádio e TV Guarany, em Santarém: a única herdeira do espólio é a viúva Aparecida Serique.

Mero

Em um de seus últimos atos como ministro da Pesca, Helder assinou portaria conjunta com o MMA, a qual proíbe pesca de meros por mais oito anos.

Mais porto na região de Barcarena

Saiu no “Relatório Reservado”: a Companhia Macrologística do engenheiro Renato Pavan e a Cia. de Ferrovias da China firmaram acordo para construção de um porto de águas profundas na foz do Rio Amazonas, nas proximidades de Barcarena. Economia de 3,5 mil quilômetros no atual percurso até à China e o Japão, via Canal do Panamá.

EM ALTA

Compras

Acordo sindical: os shoppings abrirão amanhã, das 14h às 22h. Praça da alimentação desde as 12h.

Shopping

A expectativa do Grupo Jereissati é que o Bosque chegue ao Natal com 73% de ocupação.

Ensino

Janguiê Diniz, reitor da Unama, amanhã no Argumento da RBA.

EM BAIXA

Ensino

A inadimplência no ensino médio em Belém atingiu os perigosos 23%.

Moda

A loja Chica Fulô, com imensa vitrine na Wandenkolk, cerrou as portas.

Droga

Governo liberou 26,2 milhões para municípios combaterem o crack. Nenhum do Pará se habilitou.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Mauro Bonna

Leia mais notícias de Mauro Bonna. Clique aqui!

Últimas Notícias