plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
GERSON NOGUEIRA

Reforço na hora certa

Bergson sobra no elenco recheado de jogadores limitados que o Papão montou para a disputa da Série B deste ano. É uma exceção porque se tornou o principal goleador e, de longe, e é o atacante mais regular e participativo, aquele que mais incomoda as defes

Bergson sobra no elenco recheado de jogadores limitados que o Papão montou para a disputa da Série B deste ano. É uma exceção porque se tornou o principal goleador e, de longe, e é o atacante mais regular e participativo, aquele que mais incomoda as defesas adversárias e também o que mais conta com a confiança do torcedor. Isso tem relação direta com a expressiva produção do jogador desde os primeiros torneios da temporada, quando mostrou o faro de artilheiro e afastou todas as desconfianças.

Quando ele se ausenta do time, a carência se faz notar. No futebol moderno não há espaço para quem ganha jogo sozinho, mas é inegável que alguns jogadores se sobressaem, tanto no aspecto individual como coletivo. Bergson se amolda a esse perfil. Aos 26 anos, ainda amadurecendo, tem se mostrado cada vez mais no domínio de recursos como passe, chute e drible, itens fundamentais no repertório de qualquer atacante.

O jogador de altos e baixos dos primeiros tempos na Curuzu conseguiu dar um salto de qualidade, adaptando-se bem às necessidades da Série B. Aprendeu a jogar conforme exige o estilo duro e de forte marcação do campeonato. Leva muita pancada, mas não refuga. As seguidas contusões – algumas graves – estão diretamente associadas à importância que tem para o Papão. Os adversários sabem disso e marcam em cima, sem refrescar.

Sem Bergson no ataque dificilmente o time teria conseguido escapar ao rebaixamento. Seus gols foram decisivos para impedir que a equipe frequentasse a zona de rebaixamento, renovaram o gás quando tudo parecia desandar no começo do segundo turno e representaram sempre uma esperança de reação.

Por outro lado, há a quase certeza de que, caso o time fosse tecnicamente melhor, mais arrumado, Bergson teria brilhado mais, talvez brigando diretamente pela artilharia da competição e ajudando o Papão a frequentar a parte de cima da tabela. Uma coisa levaria à outra.

Hoje, depois de três rodadas, ele volta e tem condições de liderar o time rumo a uma vitória sobre o Vila Nova-GO, adversário difícil e que ainda alimenta pretensões de disputar o acesso. A dúvida é quanto ao melhor parceiro de ataque para Bergson.

Os vários jogos ao lado de Marcão, seu companheiro mais frequente desde que Marquinhos Santos está no comando, não geraram sintonia entre os dois. Talvez pelas características diversas. Marcão é mais pivô do que centroavante clássico. Bergson se movimenta mais e talvez precise de alguém com a mesma mobilidade.

Para hoje, com Marcão ausente, terá parceiros com características afins. Caion e Juninho flutuam pelas posições do ataque e lados do campo. Será a primeira vez que o trio entra de cara. Boa chance para saber se Bergson rende melhor junto com atacantes tão rápidos quanto ele.

A conferir.

Encontro especial dos seguidores da Estrela Solitária

Para festejar o grande ano vivido pelo Botafogo, um grupo de alvinegros se mobilizou para organizar o 4º Encontro dos Botafoguenses de Belém, marcado para o próximo dia 25 de novembro, com almoço no restaurante Albatroz, no IV Distrito Naval. Dois grandes nomes ligados à história do Glorioso deverão abrilhantar a festa – Jairzinho ou Carlos Roberto e, provavelmente, Maurício, herói do título de 1989.

A camisa oficial do evento servirá como ingresso de acesso ao encontro. Para evitar atropelos, a organização pretende colocar as camisetas à venda a partir do dia 10, sendo que não haverá venda na portaria do Albatroz.

A comissão organizadora é formada pelo almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, comandante do IV DN; Alexandre Carvalho, Fábio Ferreira, Rogério Frahia e Jorge Ohana (Bilu).

O preço a ser cobrado pelo ingresso servirá apenas para cobrir os custos do evento, incluindo aluguel do Albatroz, feijoada, bebida, despesas com a vinda dos convidados ilustres e contratação de um grupo de samba.

Copa Verde, ecologia e a arte da enrolação

A CBF resolveu dar à Copa Verde, desde o ano passado, o carimbo marqueteiro de “primeiro campeonato socioambiental do mundo”. Tudo muito bom se, de verdade, a competição tivesse planejamento e dispusesse de meios de execução para se engajar nas muitas lutas em defesa do meio ambiente no Brasil.

Os dados exibidos pela confederação e por autoridades do Ministério do Meio Ambiente passam a impressão de que há algo relevante por trás da CV. Na prática, porém, o torneio é um patinho feio que não desperta interesse de patrocinadores e merece apenas migalhas por parte da própria CBF.

Nem mesmo clubes de porte médio, como os grandes do futebol goiano, têm interesse em disputar a CV, afugentados pela bilheteria fraca e pelo nível técnico paupérrimo, resultante do confronto entre times do Norte e Centro-Oeste. A CBF convida, mas Goiás, Vila Nova e Atlético-GO se mantêm longe da competição.

Para despertar a consciência ecológica, como a CBF gosta de apregoar, a CV precisa se consolidar como atração esportiva, capaz de atrair a atenção do público e não ficar restrita à rivalidade entre remistas e bicolores, como acontece desde a primeira edição.

Enquanto não tiver sustentabilidade financeira, a Copa Verde não pode ambicionar ter meios de ajudar na sustentabilidade ambiental, por mais meritórios que sejam os esforços para transpor o fosso entre discurso e prática.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gerson Nogueira

Leia mais notícias de Gerson Nogueira. Clique aqui!

Últimas Notícias