plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
GERSON NOGUEIRA

Nas mãos do inimigo

A iminência de ficar fora da Copa do Mundo de 2018 tem gerado um clima de grande apreensão na torcida argentina. Os jornais portenhos se debruçam principalmente sobre o papel a ser desempenhado pela Seleção Brasileira no jogo de amanhã contra o Chile, em

A iminência de ficar fora da Copa do Mundo de 2018 tem gerado um clima de grande apreensão na torcida argentina. Os jornais portenhos se debruçam principalmente sobre o papel a ser desempenhado pela Seleção Brasileira no jogo de amanhã contra o Chile, em São Paulo. Com a classificação assegurada há várias rodadas, o Brasil encara o confronto como um reles amistoso de preparação para o Mundial.

Justamente por isso nossos velhos rivais mostram-se agoniados. Temem que a Seleção não se entregue à disputa com disposição necessária para superar os inflamados chilenos, que virão dispostos a derramar sangue para conquistar a classificação.

O mais interessante disso tudo é acompanhar o desconforto visível dos argentinos por dependerem de um rival histórico. A rodada pode ter desfecho inteiramente favorável a eles, sem depender do Brasil. Caso vençam o Equador, já desclassificado, os vice-campeões mundiais poderão se garantir até em terceiro lugar no grupo sul-americano.

Acontece que jogar na altitude equatoriana é sempre um desafio. A coisa se torna mais complexa por conta do pífio futebol que Lionel Messi e seus companheiros andam apresentando. Depois do tropeço diante da Venezuela, o time optou pelo caldeirão da Bombonera para recepcionar os peruanos, mas não deu certo.

De nada adiantou colocar a massa urrando e cantando nos ouvidos dos comandados de Gareca. O escrete peruano resistiu bem à pressão, anulou Messi e quase conseguiu fazer o gol em lance desperdiçado por Farfan.

A cada novo insucesso fica bastante claro que o maior inimigo da Argentina é a própria Argentina. O drama passa até pelas dificuldades que Jorge Sampaoli tem em encontrar um lugar no time para Paulo Dybala. Destaque do ataque da Juventus, o jogador tem sido mantido no banco sob a alegação de que atua na mesma faixa que Messi.

Ora, mestre Telê pregava que bons jogadores têm escalação garantida, em qualquer posição do time, até mesmo longe de suas funções habituais. O futebol andou passando por algumas mudanças nos últimos 25 anos, mas a sentença de Telê continua válida.

Sampaoli deu provas de sua insegurança ao apostar fichas no ainda inconstante atacante Benedetto, revelação do Boca, em detrimento da habilidade do arisco Paulo Dybala.

Aliás, é difícil entender a transfiguração (para pior) de um treinador que foi tão inventivo na formatação do escrete chileno há até dois anos. Talvez o peso da responsabilidade de dirigir a seleção de seu próprio país explique os maus passos dados por Sampaoli até aqui.

Por ora, os argentinos parecem levar mais fé na competência de Tite no comando da Seleção Brasileira do que em seu próprio comandante, massacrado diariamente pela mídia esportiva.

As desconfianças quanto a um possível relaxamento do Brasil ficam mais no âmbito da rivalidade, mas um mínimo de racionalidade permitiria ver que Tite e seus comandados jamais entregariam um jogo somente para prejudicar o arquirrival.

Além do aspecto espúrio de uma derrota intencional, significaria a admissão pública de um temor que o futebol pentacampeão do mundo jamais teve em relação a nenhum outro país.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gerson Nogueira

Leia mais notícias de Gerson Nogueira. Clique aqui!

Últimas Notícias