plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
GERSON NOGUEIRA

Nos braços da galera

Quando se anunciou o interesse do Remo na contratação de Pimentinha (foto), muita gente desdenhou. Boa parte da própria torcida ficou em dúvida quanto à validade da ideia. Parcela significativa da mídia esportiva também se manteve reticente sobre o atacan

Quando se anunciou o interesse do Remo na contratação de Pimentinha (foto), muita gente desdenhou. Boa parte da própria torcida ficou em dúvida quanto à validade da ideia. Parcela significativa da mídia esportiva também se manteve reticente sobre o atacante. Os questionamentos eram mais do que justificados, afinal ele era descrito como se fosse um ex-atleta em atividade.

Sempre que se mencionava o nome de Pimentinha vinha o comentário complementar ressalvando que “problemas extracampo”. E, quando essa pecha vem junto, como se fosse um aleijão, ampliam-se as desconfianças.

Apesar das opiniões em contrário, a diretoria de futebol do Remo foi em frente, através de Marco Antonio Pina, movendo mundos e fundos para trazer o jogador. A negociação foi conturbada, com direito a desacertos quanto à documentação. Quando o acordo finalmente saiu, a Série C já estava em andamento, mas a adaptação de Pimentinha foi relativamente rápida.

Imediata foi a empatia com a massa azulina, que o adotou de cara, talvez identificando nele os sinais da nobre linhagem de pontas - chamados agora burocraticamente de “jogadores de lado” - que o Remo alinhou em outras épocas. Neves, Zequinha, Birungueta, Júlio César, Mauricinho e Roni, de passagem mais recente.

Pimentinha tem muito a ver com os ponteiros que levantavam a torcida. Veloz e driblador, chega sempre com perigo à área inimiga. Bola lançada para ele é sempre garantia de boas situações lá na frente.

Excelente nas assistências e cruzamentos, seu único pecado é a deficiência na finalização. Ainda assim, tem sido de imensa valia para o time, transformando-se na principal arma ofensiva dos azulinos.

Regular, costuma passar o jogo infernizando a vida dos zagueiros, forçando quase sempre marcação dobrada. Com isso, abre espaços preciosos para os demais jogadores, como se viu em várias partidas. No confronto de hoje, contra seu ex-time, Pimentinha terá importância ainda maior. Caberá a ele as principais manobras para furar o bloqueio que Francisco Diá deve armar no setor de defesa do Sampaio. Mas, para que seja bem sucedido, precisará ser acionado nos momentos certos e dependerá também da aproximação de outros jogadores, como Flamel e Eduardo Ramos. Quanto à torcida, esta não tem mais nenhuma dúvida quanto ao valor de Pimenta para o Remo atual. As boas atuações deixaram as desconfianças definitivamente para trás.

A saga da torcida que carrega o time

O Remo é uma torcida que tem um time. O velho Edgar Proença já projetava essa realidade lá na metade do século passado, quando o Leão Azul foi eleito o “mais querido” em concurso que galvanizou as atenções da população de Belém à época.

Denominada Fenômeno Azul, a massa azulina fez jus à fama de conduzir o time a grandes conquistas. Mesmo com a campanha claudicante em campo, jamais abandonou o Leão. Proporcionou seguidamente recordes de público e renda na Série C.

Operou nova façanha nesta semana, quando em menos de cinco dias esgotou os bilhetes à venda, estabelecendo antecipadamente o recorde de público pagante - 33.356 - da competição. A tarefa se completará hoje à tarde, quando a multidão invadir o Mangueirão para carregar o time nos braços em busca da vitória, como se acostumou a fazer ao longo dos anos.

(Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gerson Nogueira

Leia mais notícias de Gerson Nogueira. Clique aqui!

Últimas Notícias