plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
GERSON NOGUEIRA

Um clássico e seus desafios

As repetidas pesquisas sobre grandes clássicos nacionais colocam sempre o Re-Pa em grande destaque. Poucos duelos entre clubes no Brasil têm mistura tão forte de paixão, rivalidade e arrebatamento dividindo ao meio a população de um Estado. Coloca-se no m

As repetidas pesquisas sobre grandes clássicos nacionais colocam sempre o Re-Pa em grande destaque. Poucos duelos entre clubes no Brasil têm mistura tão forte de paixão, rivalidade e arrebatamento dividindo ao meio a população de um Estado. Coloca-se no mesmo nível de importância de Grêmio x Inter, Flamengo x Fluminense, Palmeiras x Corinthians, Cruzeiro x Atlético e Bahia x Vitória.

Nos últimos anos, o Re-Pa tem sido submetido a uma dura prova de resistência. Além da queda de nível técnico dos times, a vida moderna, com seus desafios e perrengues, tem forte influência na diminuição do clima de empolgação que tomava conta da cidade na semana do clássico. Pesam ainda outros fatores, como a insegurança nos estádios, os problemas de transporte e a transmissão ao vivo.

Não é uma exclusividade paraense. Todos os demais clássicos brasileiros enfrentam a mesma situação e os clubes buscam de todas as maneiras possíveis combater o êxodo do torcedor, com a oferta de facilidades, conforto e segurança nos estádios.

Os jogos acima citados são disputados em arenas da Copa do Mundo, o que já garante uma gama de serviços que o Re-Pa não pode dar aos seus fanáticos clientes. A ausência de uma praça esportiva moderna e confortável deveria fazer com que os clubes buscassem maneiras mais criativas de atrair o público.

Um estudo recente indica que a clientela do centenário Re-Pa gira hoje em torno de 50 mil pessoas. Dependendo da importância do jogo e da qualidade dos times, itens mais importantes na valorização do produto, o público-alvo pode chegar a até 65 mil.

De posse desses dados, remistas e bicolores deveriam trabalhar para cativar e fidelizar essas pessoas, oferecendo comodidades, como a ampliação da venda de ingressos pela internet, e vantagens, como promoções especiais para a compra antecipada. Seria válido criar combos, à maneira do que fazem as salas de cinema, juntando ingresso, transporte especial + lanches, por exemplo.

Para isso, porém, o velho estádio Jornalista Edgar Proença deve ser adaptado às necessidades e anseios de um público cada vez mais exigente. Será impossível atrair o torcedor se não houver uma estrutura mínima de serviços – banheiros decentes, restaurantes e lanchonetes de qualidade, estacionamento seguro e acessos bem demarcados.

O desafio está posto. Pensar não dói.

Poucas mudanças e previsão de equilíbrio no duelo

Tudo sinaliza para um jogo equilibrado e sem favorito. As campanhas se equivalem, embora o Remo tenha ligeira vantagem na pontuação. Os times ainda não deslancharam no campeonato e ainda buscam melhor entrosamento. Edgar é o principal destaque remista, Bergson é o artilheiro bicolor.

Para hoje à tarde, os técnicos devem repetir as últimas escalações, com pequenas mudanças. No Papão, Jonathan está cotado para substituir Diogo Oliveira, compondo o setor de criação com Daniel Sobralense.

No Remo, Josué Teixeira não escolheu ainda o parceiro de Edgar no ataque. O mais provável é que Gabriel Lima seja o substituto de Jayme, pelo bom segundo tempo contra o São Raimundo. O argentino Nano Krieger, regularizado, é alternativa para o segundo tempo.

Bola na Torre

Guilherme Guerreiro apresenta o programa, a partir das 20h10, na RBATV. Participações de Giuseppe Tommaso, Cláudio Guimarães e deste escriba de Baião. Em pauta, todos os jogos da quarta rodada do Parazão.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gerson Nogueira

Leia mais notícias de Gerson Nogueira. Clique aqui!

Últimas Notícias