plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
GERSON NOGUEIRA

Necessidade de reformulação

No fórum informal que a coluna abriu para fazer um balanço do futebol paraense na temporada, os convidados de hoje são Ronaldo Passarinho, grande benemérito azulino e assíduo colaborador da coluna; Arlindo Alves, professor e radialista; e Carlos Lira, um

No fórum informal que a coluna abriu para fazer um balanço do futebol paraense na temporada, os convidados de hoje são Ronaldo Passarinho, grande benemérito azulino e assíduo colaborador da coluna; Arlindo Alves, professor e radialista; e Carlos Lira, um dos baluartes do blog campeão.

Ronaldo analisa a trajetória do Remo e propõe reformas. “O futebol foi trágico para o clube em 2016. Não tivemos êxito em nenhuma competição que disputamos. No Paraense, o vexame foi escandaloso: não ganhamos um só jogo no segundo turno. A política suicida, que vem se eternizando no Remo, com contratações feitas por empresários desonestos, teve o seu maior momento em 2016”, avalia.

No terreno das mudanças, Ronaldo propõe uma reformulação de conceitos e de critérios na contratação de gerentes-empresários: “Rogo a Deus que o ano maldito de 2016 sirva de exemplo aos novos dirigentes. Há um longo trabalho de saneamento do clube. Confio na experiência de Manoel Ribeiro, dando espaço ao jovem remista e idealista Ricardo Ribeiro, com a colaboração dos dirigentes do Conselho Deliberativo, sob a segura direção de Ângelo Carrascosa e Wilton Benigno”.

Já Carlos Lira começa relembrando os grandes momentos da dupla Re-Pa. “Os dois titãs já disputaram, por exemplo, simultaneamente a Série A no longínquo ano de 1993, com boa participação do Paissandu (terminou em 14º) e excelente presença do Remo (ficou em oitavo). Bons tempos que espero que voltem”.

“Se já tivemos grandes momentos no futebol, é sempre bom lembrar ao torcedor que já tivemos próximos do fundo do poço. Como os seguidos anos em que tínhamos Águia e PSC na Série C e o Remo se engalfinhando no paraense para disputar a famigerada D. Tempos terríveis que não desejo que voltem mais, nem mesmo em pesadelos. O futebol praticado era medíocre e as administrações estavam jogando a terra sobre os caixões das duas agremiações. Felizmente, milagres acontecem e num desses a santinha do Caxiado fez com que os dois titãs renascessem como fênix e voltassem a disputar séries mais interessantes”, acrescenta.

“Aqui, finalmente chego a 2016. Este não foi um ano glorioso para o futebol local, mas, posso dizer que foi um ano de estabilidade. O Remo, com toda crise financeira e, principalmente, com a falta de união entre seus dirigentes, fez uma boa campanha na Série C depois de anos amargando a Série D. Poderia ter ido mais longe? Penso que sim. Afinal, perdeu a vaga para as finais em jogos realizados em seus domínios”.

Sobre o Papão, Carlos Lira aponta erros nas contratações. “O Paissandu, recheado de expectativas depois da conquista do paraense e da copa verde, esqueceu que esses campeonatos não são parâmetro nem para o ‘campeonato brasileiro de pelada de fim de semana’. Talvez por isso, o clube tenha patinado nas contratações (grande equivoco da Novos Rumos, que continua a realizar esta política de importação em massa). Mas - e aqui devo dizer: Ave, Thiago Luiz! -, o clube fugiu do rebaixamento com sobras. Peço que o novo ano traga ao PSC a manutenção/aperfeiçoamento da parte administrativa e que os frutos possam ser colhidos não apenas com o acesso a Série A, mais principalmente com continuação da construção de obras estruturantes”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gerson Nogueira

Leia mais notícias de Gerson Nogueira. Clique aqui!

Últimas Notícias