plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
GERSON NOGUEIRA

Estreia de encher os olhos

Foi uma estreia e tanto. Não somente pelo placar tranquilo e surpreendente dentro da casa do vice-líder das eliminatórias do continente. Valeu, principalmente, pela movimentação do time e a velha ofensividade resgatada. Com o triunfo, Tite abre sua histór

Foi uma estreia e tanto. Não somente pelo placar tranquilo e surpreendente dentro da casa do vice-líder das eliminatórias do continente. Valeu, principalmente, pela movimentação do time e a velha ofensividade resgatada. Com o triunfo, Tite abre sua história na Seleção Brasileira da melhor maneira possível, calando seus críticos (inclusive este aqui) quanto à convocação de jogadores para o escrete.

A Seleção enfrentou 2.750 metros de altitude acima do nível do mar e um adversário tinhoso, que vem se notabilizando por ignorar a hegemonia de argentinos, brasileiros e uruguaios na América do Sul. Foi este Equador renovado e forte que sofreu seu pior revés nas eliminatórias, desabando perante um Brasil organizado e determinado a conquistar a vitória.

Nem lembrou aquela Seleção amedrontada dos primeiros confrontos válidos pelas eliminatórias, ainda sob o comando de Dunga. Foi a excessiva timidez ofensiva e um respeito exagerado por adversários mais modestos que levaram o Brasil a ficar em situação perigosa na tabela de classificação.

Gabriel Jesus, autor de dois gols e vítima do penal convertido por Neymar aos 26 minutos do segundo tempo, foi indiscutivelmente o dono da partida. Não que tenha se esmerado em lances individuais, mas pela extrema objetividade nas jogadas de área.

O gol de abertura deixou os equatorianos confusos, pois até então mantinham média pressão sobre a zaga brasileira, levando algum perigo em jogadas pelas extremas. Em desvantagem, os donos da casa partiram para tentar o empate e abriram as linhas defensivas.

Foi então que Gabriel Jesus aproveitou os caminhos para mostrar o futebol que ficou devendo no torneio olímpico, quando frustrou expectativas e chegou a ser apontado como engodo por alguns.

Aos 41 minutos, marcou o segundo gol, tocando de calcanhar para o fundo do barbante. Cinco minutos depois, recebeu bola junto à grande área e mandou um chute forte, que entrou no canto esquerdo da meta equatoriana. Outro golaço.

O placar não espelhou o equilíbrio reinante no confronto, principalmente no primeiro tempo, mas fez justiça ao desembaraço e à persistência dos brasileiros. A equipe de Tite valorizou bem a posse de bola, com Neymar exercendo um papel flutuante, e buscou sempre infiltrações na área para explorar a lentidão da defesa adversária.

No aspecto defensivo, o Brasil teve atuação impecável, permitindo poucas chances ao ataque do Equador ao longo de todo o jogo. Um reflexo natural das orientações de Tite, conhecido pelo esmero com que cuida da marcação e do posicionamento da zaga.

Além da atuação primorosa de Gabriel Jesus, a Seleção contou com o volante Casemiro, do Real Madrid, em tarde inspirada. No geral, todo o time teve bom desempenho, até mesmo o contestado Paulinho, que Tite foi buscar no futebol chinês.

Para um técnico estreante, a atuação destacada do time após pouco tempo de preparação é um tremendo cacife para enfrentar os próximos desafios, principalmente quanto à credibilidade perdida junto ao torcedor. É fato que a medalha olímpica já facilitou essa retomada, mas faltava um teste de verdade para a seleção profissional.

Além de melhorar sua posição na tabela, o Brasil pôs abaixo um antigo tabu. Nunca havia derrotado o Equador fora de casa em partidas de eliminatórias. O último triunfo em gramados equatorianos foi a goleada de 6 a 0 pela Copa América-1983.

Tite ganha tempo, tranquilidade e ânimo para desenvolver um trabalho de fôlego no comando do escrete. É só o começo, mas valeu a pena ver como o time se distribuiu em campo e perseguiu a vitória, afinal alcançada no último quarto da partida.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gerson Nogueira

Leia mais notícias de Gerson Nogueira. Clique aqui!

Últimas Notícias