plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
GERSON NOGUEIRA

A desambição castigada

O jogo foi favorável ao Oeste na maior parte do tempo, com alguns lampejos ofensivos do Papão, principalmente nos minutos finais, depois de ter sofrido o gol. É compreensível a compreender a preocupação em não perder, mas o excesso de cuidados mostrou-se

O jogo foi favorável ao Oeste na maior parte do tempo, com alguns lampejos ofensivos do Papão, principalmente nos minutos finais, depois de ter sofrido o gol. É compreensível a compreender a preocupação em não perder, mas o excesso de cuidados mostrou-se contraproducente diante de um adversário que poderia ter sido mais agredido e induzido ao erro.

Os primeiros 45 minutos foram amplamente dominados pelo Oeste, que avançava em bloco e se posicionava dentro do campo de defesa alviceleste, dificultando a saída do time paraense.

É preciso considerar que a equipe de Fernando Diniz joga sempre assim, até mesmo como visitante, mostrando uma confiança inabalável em seu toque de bola e nas inversões de posicionamento. Fez isso aqui no Mangueirão logo na segunda rodada do campeonato, em confronto que terminou empatado em 1 a 1.

O segredo está na qualidade dos zagueiros, volantes e laterais, que sabem sair jogando com e sem a bola, como quase nenhuma outra equipe no Brasil. Como valoriza a posse, o Oeste torna-se muito difícil de ser marcado.

Até mesmo jogadores que pareciam limitados em outros times, como é o caso do atacante Léo, que defendeu (mal) o Papão no ano passado, crescem de produção no Oeste. Rápido e em constante movimentação, criou inúmeros problemas para a defesa paraense.

Ainda assim, no terço final do primeiro tempo, com a retaguarda mais assentada, o Papão ainda ousou algumas manobras isoladas com Tiago Luiz, arriscando chutes foram perigosos.

Apesar disso, era evidente a falta de maior intensidade para sustentar um combate equilibrado no meio-de-campo e ações ofensivas que fizessem com que a bola ficasse mais no campo adversário. A estratégia de garantir o empate foi bem-sucedida no primeiro tempo, mas encontraria dificuldades na metade final da partida.

Enquanto isso, Diniz mantinha seu time jogando do mesmo jeito, adiantando suas linhas e deixando dois ou três atacantes a incomodar os zagueiros do Papão. Não tinha muitas dificuldades para dominar o meio porque Celsinho era lento na movimentação, permitindo cerco e desarme. Mailson se confundia com ele e ambos não conseguiram produzir nada relevante.

Para piorar, mesmo no promissor começo da segunda etapa, os laterais não funcionavam. João Lucas e Roniery erraram muitos cruzamentos, além de haver o problema da ausência de um atacante de referência na área.

Duas chances foram criadas por Tiago Luiz e Ricardo Capanema, mas em chutes isolados. A partir dos 15 minutos, aparentemente sentindo o desgaste físico, o Papão reduziu o ritmo e deixou o Oeste retomar o controle do jogo. Mailson e Celsinho continuavam sem funcionar, mas Dado Cavalcanti não mexia no time a fim de mudar a toada.

Alexandro entrou aos 41 minutos, quando o Oeste já vencia, após Crysan ter convertido pênalti cometido por Roniery à entrada da área. O gol premiou a melhor disposição tática do time paulista e, principalmente, sua incessante busca pela vitória, volúpia que faltou ao Papão na maior parte do tempo. Rivaldinho e Robert entraram, mas não havia muito mais a fazer e nem houve tempo para avaliações.

De positivo, o desempenho novamente destacado de Tiago Luiz, em nível muito superior ao de seus companheiros. Joga em velocidade, verticaliza as ações e não hesita em chutar a gol, mas carece de boa companhia para render mais.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gerson Nogueira

Leia mais notícias de Gerson Nogueira. Clique aqui!

Últimas Notícias