plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
GERSON NOGUEIRA

Estratégia vitoriosa

Um plano tático executado com perfeição e a firme disciplina em torno do objetivo de não deixar o adversário jogar explicam a categórica vitória do Papão, sábado à tarde, em São Januário. Para quebrar a invencibilidade vascaína de 11 meses dentro de sua c

Um plano tático executado com perfeição e a firme disciplina em torno do objetivo de não deixar o adversário jogar explicam a categórica vitória do Papão, sábado à tarde, em São Januário. Para quebrar a invencibilidade vascaína de 11 meses dentro de sua casa, a equipe paraense não se afastou em nenhum momento da estratégia traçada, de não ceder espaços ao Vasco nem recuar em excesso.

Jonathan, autor dos dois gols e fator-surpresa nas ações ofensivas desenvolvidas no segundo tempo, foi o principal destaque individual – e fez por merecer essa condição. Na verdade, o Papão brilhou principalmente pelo aspecto coletivo, tendo no técnico Gilmar Dal Pozzo o maior responsável pelo triunfo.

Para surpresa geral, ao substituir Rafael Costa por Domingues, o técnico apostou no fortalecimento do lado direito, utilizando o zagueiro como lateral e adiantando Edson Ratinho para a segunda linha.

O aparente improviso tinha bases sólidas de observação. Em entrevista a Dinho Menezes na Rádio Clube, Dal Pozzo contou que no ano passado havia acompanhado jogos do Joinville nos quais Domingues e Ratinho atuavam naquela faixa do campo.

A mexida aconteceu aos 28 minutos do segundo tempo. Dal Pozzo percebeu que o Vasco havia perdido força no meio (Jorginho trocara os volantes Marcelo Matos e William por Éder Luiz e Caio) e tinha apenas Jorge Henrique improvisado por ali. Posicionou, então, Jonathan bem próximo ao meio do ataque. O resultado veio em apenas seis minutos.

Desde o primeiro tempo, ficou evidente que o Vasco não ia contar com a criatividade de seus meias. Nenê, excessivamente nervoso e irritado com a dura marcação, só apareceu em cobrança de falta aos 2 minutos de partida. Andrezinho, omisso em campo, pouco contribuiu.

Ao se preparar para explorar o contragolpe, Dal Pozzo sabia que tinha chances concretas de chegar ao gol. Seu time conseguiu criar três oportunidades e aproveitou duas. Média excepcional de acerto.

O primeiro gol, após cruzamento milimétrico de Ratinho, encontrou Jonathan livre no segundo pau, com a zaga vascaína desarvorada. Perdendo, o Vasco ficou mais confuso ainda, abrindo espaço para o segundo gol, aos 42 minutos. A bola foi esticada por Emerson e desviada por Alexandro para o avanço de Jonathan rumo à área até a finalização, com ajuda involuntária de um defensor cruzmaltino.

Uma vitória que prova, outra vez, que o desafio sempre caminha junto com a oportunidade – tema da coluna de sábado.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gerson Nogueira

Leia mais notícias de Gerson Nogueira. Clique aqui!

Últimas Notícias