plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
GERSON NOGUEIRA

O ensaio da reabilitação

Foi pouco ainda, mas o resultado magro sobre o Nacional colocou o Remo na semifinal da Copa Verde. Serviu para reconciliar o time com a torcida depois da eliminação no Campeonato Paraense, mas deixou evidentes as limitações técnicas do elenco. O técnico

Foi pouco ainda, mas o resultado magro sobre o Nacional colocou o Remo na semifinal da Copa Verde. Serviu para reconciliar o time com a torcida depois da eliminação no Campeonato Paraense, mas deixou evidentes as limitações técnicas do elenco.

O técnico Marcelo Veiga está há uma semana em Belém e, obviamente, não teve tempo ainda para operar mudanças radicais no time. Talvez por isso mesmo o Remo seguiu repetindo erros infantis de organização, quase nenhuma qualidade no meio-campo e um ataque entregue a jogadas de força no primeiro tempo.

O setor ofensivo só cresceu de rendimento no segundo período, quando Eduardo Ramos passou a ser o responsável pela centralização das jogadas no meio-campo, aproveitando bem os avanços do time amazonense em busca do empate.

A princípio, a escalação de três homens de frente – Welton, Luiz Carlos e Ciro – abriu a perspectiva de um time agressivo, concentrado prioritariamente em atacar. Na prática, porém, o modelo esboçado por Veiga emperrou na ausência de um planejamento tático que permitisse explorar com sabedoria a quantidade de jogadores na linha ofensiva.

Com o passar do tempo, o time não se impunha e nem assustava o visitante, passando a ser pressionado pelas boas manobras do meia-armador Álvaro e dos laterais Osvaldir e Radar, que tinham intensa presença nas ações do ataque nacionalino.

Ante o risco de tomar um gol que poderia atrapalhar os planos de classificação, Veiga recuou Ciro para dar suporte ao lateral esquerdo improvisado Murilo. Essa estranha mudança de posicionamento sacrificou diretamente o lado mais criativo da vanguarda remista.

Artilheiro do time, Ciro viu-se na obrigação de jogar como lateral defensivo, uma excrescência só aceitável em função do pouco conhecimento que Veiga tem do elenco azulino. Ainda assim, imagina-se que um técnico experiente como ele não ignore o fato de que Ciro é essencialmente um jogador talhado para fazer gols, não para evitá-los.

Apesar da absurda troca de papéis, o Remo conseguiu fazer seu gol nos instantes finais da primeira etapa. Na única tentativa de chegar à linha de fundo, Levy cruzou em direção à área e o goleiro Roberto rebateu a bola em Eduardo Ramos, originando o gol azulino, aos 41 minutos.

Foi um alívio para os quase 8 mil azulinos presentes ao Mangueirão, mas não livrou o Remo de sustos até o fim do confronto. Ainda no finalzinho do primeiro tempo, o Naça chegou ao gol, com Tiago Verçosa, mas o árbitro anulou erradamente a jogada, atendendo sinalização do bandeirinha.

Depois do intervalo, Veiga fez algumas alterações, colocando Michel para fechar mais o setor de marcação, sem qualquer resultado prático e lançou Sílvio em substituição a Welton. O problema é que Sílvio, como Ciro, ficou encarregado de recuar para marcar.

Quando as chances surgiam, principalmente em contra-ataques, o ataque vacilava. Como no Re-Pa de domingo, inúmeras oportunidades foram desperdiçadas por Ramos (2), Ciro e Luiz Carlos (2). O Naça também perdeu com Rafael Silva e Tiago, mas o placar final favoreceu o Leão.

Apesar dos pesares, a reabilitação veio e o time segue invicto na Copa Verde, mas Veiga sabe que terá um longo e árduo trabalho pela frente.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gerson Nogueira

Leia mais notícias de Gerson Nogueira. Clique aqui!

Últimas Notícias